Dois campeonatos em um fim de semana? Para o presidente da FFerj, modelo é possível

  • Por Jovem Pan
  • 24/04/2020 20h05 - Atualizado em 24/04/2020 20h06
ReproduçãoPresidente da FFERJ concedeu entrevista coletiva virtual

O presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FFERJ), Rubens Lopes, concedeu uma entrevista coletiva pela internet nesta sexta-feira, e em meio a incerteza sobre o retorno dos campeonatos estaduais e o início do Brasileiro por causa da pandemia do novo coronavírus, disse acreditar que seja possível disputar os dois em um mesmo fim de semana.

“O prazo está ficando curto e vamos achar a solução. Não queremos de forma nenhuma que o Carioca seja mutilado, desfigurado. Ele vai seguir no seu formato, a não ser que os clubes pensem diferente. Pode acontecer de um intervalo mais curto entre os jogos. Tem um jogo no sábado no Brasileiro? Tem domingo no Estadual! Os clubes têm elenco para isto. Estes intervalos curtos já aconteceram no Campeonato Baiano, por exemplo”, comentou o cartola.

Ele evitou cravar datas para o retorno do Campeonato Carioca, mas garantiu que a federação está “pronta para um recomeço” se as partidas forem liberadas pelo governo e as autoridades sanitárias. Lopes confirmou que o planejamento é para que o modelo atual seja seguido. “O Carioca vai acabar dentro de campo. Esta foi uma decisão da qual a FFERJ participou e que foi, na verdade, decidida por unanimidade entre os clubes”, disse. A presença da torcida nesse momento, no entanto, está descartada. “O número de pessoas nos estádios tem de ser extremamente pequena, por isto, penso que não pode ocorrer tão cedo a presença de público”, disse.

Combate ao vírus

Entre as ações tomadas para o combate ao novo coronavírus, Rubens Lopes destacou que a Federação irá adquirir testes para serem realizados em atletas e funcionários dos clubes assim que retornarem os treinos.

“Estes kits advêm de testes aprovados pela Anvisa e por autoridades de saúde. Trata-se de um teste muito simples, de sangue capilar. Técnicos de enfermagem que estão aptos a fazer esta leitura nos ajudarão neste momento.”

Outras medidas, como a distribuição de máscaras de proteção para quem estiver trabalhando durante as partidas, também estão previstas.