Final da Série D será a primeira apitada por uma mulher em competições da CBF

  • Por Jovem Pan
  • 13/08/2019 17h22
Kin Saito/CBFEdina Alves Batista

A final do Campeonato Brasileiro da Série D, entre Manaus e Brusque, no próximo domingo (18), às 16h, na Arena da Amazônia, será a primeira apitada por uma mulher em competições organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Edina Alves Batista, árbitra Fifa, será a responsável pelo apito. No jogo de ida, as equipes empataram por 2 a 2.

Edina Alves Batista será auxiliada pelos bandeiras Alex Ang Ribeiro e Daniel Paulo Ziolli. A árbitra já apitou três partidas do Campeonato Brasileiro da Série A nesta temporada. Vitória do Internacional por 3 a 1 contra o Cruzeiro, no dia 12 de maio, na 4ª rodada; vitória do CSA por 1 a 0 contra o Goiás, no dia 27 de maio, na 6ª rodada; e empate entre Atlético-MG e Fortaleza por 2 a 2, no dia 21 de julho, na 11ª rodada. Edina foi a primeira árbitra mulher na Série A desde 2005.

O último jogo em que a árbitra esteve em campo foi no dia 2 de agosto, na vitória do Guarani por 1 a 0 diante do Bragantino, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

Edina Alves Batista foi a representante da arbitragem brasileira na Copa do Mundo Fifa de Futebol Feminino. Foram quatro partidas sob o comando dela; Holanda 1 x 0 Nova Zelândia; Espanha 0 x 0 China; Itália 2 x 0 China, nas quartas de final; e EUA 2 x 1 Inglaterra, na semifinal.