Quem é melhor? Messi ou Cristiano Ronaldo? Universidade diz ter achado a resposta

  • Por Jovem Pan
  • 04/09/2019 19h42
Messi e Cristiano Ronaldo

A Universidade de Leuven, da Bélgica, alega ter conseguido construir um algorítimo capaz de determinar quem é melhor entre Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. O estudo levou em consideração dados analisados da empresa holandesa SciSports em todas as partidas do Campeonato Espanhol das temporadas 2013/2014 e 2017/2018.

Em posse dessas informações, especialistas da Universidade desenvolveram um algorítimo que avaliava o desempenho dos dois craques em campo. O VAEP, sigla em inglês para “avaliação das ações a partir da estimativa de probabilidades”, analisava cada a movimento de Cristiano Ronaldo e Messi durante as partidas. Segundo a análise dos estudiosos, Messi ficou com a média de 1,21 por partida. Cristiano Ronaldo registrou 0,61 por jogo.

“Normalmente, há jogadores que realizam muitas ações de menor impacto, como Paul Pogba, por exemplo, e outros que tocam menos na bola, mas são mais decisivos, casos dos goleadores do tipo de Harry Kane, Mohamed Salah e Ronaldo. O excepcional de Messi é que ele tem uma quantidade muito alta de ações de grande valor”, contou Tom Decroos, integrande do estudo.