Rússia 2018: Brasil cai no grupo E e enfrenta Suíça, Costa Rica e Sérvia na 1ª fase da Copa

  • Por Jovem Pan
  • 01/12/2017 13h52 - Atualizado em 01/12/2017 17h09
SERGEI CHIRIKOV / EFE Nikita Simonyan, ex-jogador russo, sorteou o papel do Brasil no Grupo E, que também terá Sérvia, Costa Rica e Suíça

A Seleção Brasileira conheceu, na tarde desta sexta-feira (1), os seus primeiros adversários na Copa do Mundo da Rússia 2018. A equipe de Tite e Neymar encabeçará o Grupo E, tendo pela frente Suíça, Costa Rica e Sérvia como desafios iniciais rumo ao hexacampeonato.

O caminho para o hexa terá início em 17 de junho, às 15h, contra a Suíça, em Rostov. O segundo jogo será contra a Costa Rica, 22 de junho, às 9h, em São Petesburgo. Na última rodada, o Brasil enfrenta a Sérvia, em 27 de junho, 15h, em Moscou.

A delegação brasileira terá base na cidade de Sochi. A decisão foi anunciada na última quinta-feira e o coordenador de Seleções, Edu Gaspar, a escolha foi feita por conta da possibilidade de receber familiares em hotéis próximos e pelo plano de criar uma área de recuperação e fisioterapia para os atletas.

O time liderado por Neymar vem passando por um momento incrível desde que Tite assumiu o comando da Seleção Brasileira, em setembro de 2016, na partida contra o Equador, válida pela 7ª rodada das Eliminatórias. Com a equipe na sexta colocação, o treinador conseguiu levar seus comandados ao primeiro lugar disparado da competição, sem perder nenhuma partida oficial até o momento. A única derrota de Tite com o Brasil foi num amistoso contra a Argentina, realizado em Melbourne, Austrália, em junho deste ano.

Adversário da estreia, a Suíça chegou ao Mundial através da repescagem europeia. A equipe ficou empatado com Portugal no Grupo B, ambos com 27 pontos, mas acabou indo para a repescagem pelo saldo de gols inferior. Os suíços enfrentaram a Irlanda do Norte, vencendo a primeira partida por 1 a 0 fora de casa e segurando um empate sem gols, na Basileia.

Já a Costa Rica se garantiu na Copa do Mundo sem nenhum problema. O país caribenho avançou na segunda colocação nas Eliminatórias da Concacaf com 16 pontos, ficando atrás apenas do México. A equipe foi um dos destaques do Mundial de 2014, chegando até as quartas de final da competição. O Brasil enfrentou a seleção da América do Norte em 2002, vencendo na fase de grupos por 5 a 2.

A Sérvia vai para a sua segunda Copa do Mundo como país independente, tendo a sua primeira participação ocorrido em 2010. A equipe avançou tranquila nas Eliminatórias, liderando o Grupo D com 21 pontos e apenas uma derrota.

Confira os grupos da Copa do Mundo 2018:

Grupo A: Rússia, Arábia Saudita, Egito e Uruguai;

Grupo B: Portugal, Espanha, Marrocos e Irã;

Grupo C: França, Austrália, Peru e Dinamarca;

Grupo D: Argentina, Islândia, Croácia e Nigéria;

Grupo E: Brasil, Suíça, Costa Rica e Sérvia;

Grupo F: Alemanha, México, Suécia e Coreia do Sul;

Grupo G: Bélgica, Panamá , Tunísia e Inglaterra;

Grupo H: Polônia, Senegal, Colômbia e Japão.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.