Mano Menezes reassume Corinthians com apenas uma derrota para o São Paulo; veja retrospecto

Apesar do pouco tempo de trabalho, o treinador se apega ao bom retrospecto em Majestosos para recomeçar sua trajetória no Timão com o pé direito

  • Por Jovem Pan
  • 30/09/2023 08h00
  • BlueSky
Reprodução/Rodrigo Coca/Corinthians Mano Menezes durante treino do Corinthians Mano Menezes durante treino do Corinthians

Mano Menezes fará sua reestreia pelo Corinthians na tarde deste sábado, 30, diante do São Paulo, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro — a bola rola no Morumbi a partir das 18h30 (de Brasília). Anunciado para a vaga de Vanderlei Luxemburgo na última quinta-feira, o técnico conseguiu fazer apenas dois treinos com o elenco corintiano. Apesar do pouco tempo de trabalho, o treinador se apega ao bom retrospecto em Majestosos para recomeçar sua trajetória no Timão com o pé direito. Nas duas passagens pelo clube do Parque São Jorge, o comandante esteve à frente do Alvinegro em dez clássicos contra o Tricolor e conseguiu excelentes resultados. Ao todo, o profissional coleciona cinco vitórias, quatro empates e apenas uma derrota para o rival — cerca de 63% de aproveitamento dos pontos. Os triunfos mais marcantes ocorrem nas semifinais do Paulistão de 2009, quando o time bateu o atual tricampeão nacional com um show de Ronaldo Fenômeno e ganhou força para a conquista do Estadual (veja o retrospecto abaixo).

A situação de Mano Menezes para o clássico deste domingo, por outro lado, é completamente desfavorável. O treinador chega num Corinthians com seis desfalques certos, sendo três por suspensão (Fagner, Gabriel Moscardo e Yuri Alberto), além de outros três por lesão (Matías Rojas, Giovane e Paulinho). O técnico ainda não sabe se poderá contar com Renato Augusto e Fábio Santos, veteranos que costumam ser poupados antes de decisões — na próxima terça-feira, 3, o time visita o Fortaleza, pela volta da semifinal da Sul-Americana. Ao mesmo tempo, Mano Menezes enfrentará um rival confiante e com apenas uma baixa de importância — o zagueiro Robert Arboleda não estará em campo por motivos físicos. Campeão da Copa do Brasil no domingo passado, o São Paulo poupou seus titulares na vitória contra o Coritiba, planeja uma grande festa no Morumbi e não deve aliviar para o seu maior rival.

Com este cenário, São Paulo e Corinthians também fazem um duelo direto para se livrar de vez da possibilidade de queda para a segunda divisão. No décimo lugar na tabela do Brasileirão, o Tricolor soma 31 pontos, apenas um a mais em relação ao rival de Itaquera, o 11º colocado. Apesar das posições, os times não estão muito distantes do Bahia, equipe que abre a zona de rebaixamento, com 25 pontos. Desta forma, os são-paulinos buscam a vitória para terminar o ano de maneira confortável, já planejando a temporada de 2024. O Timão, por sua vez, sabe que um triunfo resgataria a confiança para o duelo decisivo diante do Fortaleza.

Mano Menezes em Majestosos:

  • São Paulo 0 x 0 Corinthians – 27/01/2008 – Fase de grupos do Paulista
  • São Paulo 1 x 1 Corinthians – 15/02/2009 – Fase de grupos do Paulista
  • Corinthians 2 x 1 São Paulo – 12/04/2009 – Semifinal do Paulista
  • São Paulo 0 x 2 Corinthians – 19/04/2009 – Semifinal do Paulista
  • Corinthians 3 x 1 São Paulo – 21/06/2009 – 1º turno do Brasileiro
  • São Paulo 1 x 1 Corinthians – 27/09/2009 – 2º turno do Brasileiro
  • Corinthians 4 x 3 São Paulo – 28/03/2010 – Fase de grupos do Paulista
  • Corinthians 2 x 3 São Paulo – 09/03/2014 – Fase de grupos do Paulista
  • São Paulo 1 x 1 Corinthians – 11/05/2014 – 1º turno do Brasileiro
  • Corinthians 3 x 2 São Paulo – 21/09/2014 – 2º turno do Brasileiro
  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.