Palmeiras e Corinthians tentam avançar para fazer 2ª decisão de título nacional
As semifinais da Copa do Brasil, disputadas nesta quarta-feira (26), podem definir que Corinthians e Palmeiras farão a grande decisão. Se eles passarem por Flamengo e Cruzeiro, respectivamente, farão uma final nacional pela 2ª vez na história.
Apesar de já terem feito muitas decisões em competições estaduais e regionais, Corinthians e Palmeiras só fizeram uma final nacional na história. Foi em 1993, quando o Verdão bateu o Timão e foi campeão brasileiro com goleada no segundo jogo, por 4 a 0.
Outros “dérbis” importantes já aconteceram, mas nunca em final. Na Copa Libertadores, por exemplo, os times se enfrentaram nos mata-matas de 1999 e 2000, com vitórias palmeirenses.
Na “era dos pontos corridos” do Brasileirão, os times já fizeram duelos importantes que tiveram cara decisão, como em 2011 e 2017, que terminaram com títulos corintianos. Em 2016, quando o Palmeiras foi campeão brasileiro, o técnico Cuca elegeu a vitória contra o Corinthians como o jogo mais importante da campanha.
Em confrontos estaduais e regionais, o Palmeiras venceu a maioria das finais. Foi campeão paulista 4 vezes no clássico (1936, 1951, 1974 e 1993) e venceu duas finais de Torneio Rio-São Paulo (1951 e 1993). Já o Corinthians venceu apenas 4 paulistas contra o rival (1954, 1995, 1999 e 2018). Porém o polêmico título deste ano aumenta a confiança dos corintianos.
Mas tanto Corinthians quanto Palmeiras terão que vencer nesta quarta para chegarem na final. O Timão empatou o jogo de ida com o Flamengo por 0 a 0 e buscará a vaga em casa. Já o Verdão perdeu para o Cruzeiro por 1 a 0 e terá que vencer por 2 gols de diferença no Mineirão para se classificar diretamente. Se a vantagem for de apenas um gol, a decisão irá para os pênaltis. Nesta Copa do Brasil não há regra do gol qualificado fora de casa.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.