Quem é Rogério Caboclo, o novo presidente da CBF?

  • Por Jovem Pan
  • 17/04/2018 17h00 - Atualizado em 17/04/2018 17h06
Divulgação CBFEm 2014, Rogério Caboclo se reunia com José Maria Marin, Joseph Blatter e Marco Polo del Nero para definir os preparativos para o Mundial

Rogério Caboclo, 45 anos de idade, vai substituir Marco Polo del Nero na presidência da Confederação Brasileira de Futebol. Eleito ao cargo nesta terça-feira (17), o cartola teve sua candidatura arquitetada pelo antecessor, que foi suspenso pela FIFA desde quando passou a investigado no escândalo de corrupção envolvendo diversos cartolas do futebol mundial.

A relação de Caboclo com o futebol teve início nos anos 2000, quando trabalhou como diretor financeiro do São Paulo Futebol Clube. Neste período foi convidado para atuar na Federação Paulista de Futebol, também na área financeira. Conheceu del Nero, que ao assumir a CBF o levou para trabalhar no Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014.

Após o mundial no Brasil, Caboclo foi “efetivado” ao cargo de diretor-executivo da CBF. Discreto, ele acabou se tornando conhecido entre os cartolas após ajudar os clubes a não sofrerem as sanções previstas pelo Profut. Em 2018, também se tornou um dos responsáveis pelas cotas milionárias de patrocínio aos participantes da Copa do Brasil.

Além disso, como foi escolhido para chefiar a delegação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da Rússia, aproveitou para convidar 37 cartolas para assistirem pessoalmente o Mundial, com todas as despesas bancadas pela CBF. Caboclo vai chefiar também o Comitê Organizador Local da Copa América de 2019, que será realizado no Brasil.