Conselho do Santos vota parecer que pede impeachment de Peres

  • Por Jovem Pan
  • 10/06/2020 21h56
Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC/DivulgaçãoJosé Carlos Peres pode sofrer impeachment no Santos

O Conselho Deliberativo do Santos vai votar o parecer do relatório da Comissão de Inquérito e Sindicância (CIS) sobre as contas do clube em 2018, em uma reunião virtual, marcada para a próxima terça-feira, 16.

A votação pode abrir caminho para o impeachment do presidente José Carlos Peres. O comitê reprovou as contas da gestão do cartola, que apresentaram déficit de R$ 77 milhões, e vai avaliar se ele cometeu irresponsabilidade administrativa.

Se o parecer for aprovado, ele volta para a comissão que permitirá a defesa dos gestores. Depois disso, os conselheiros realizam nova votação.

Neste caso, será preciso 2/3 dos votos para o processo de impeachment de Peres ter continuidade. E se a proposta tiver êxito, a votação seguinte, para destituição dos dirigentes, vai ter a participação dos sócios do Santos, precisando da maioria mínima para tirá-lo do cargo.

A reunião de avaliação do parecer do CIS estava inicialmente agendada para 16 de março, mas acabou sendo adiada em função da pandemia do coronavírus. Agora, então, o encontro se dará virtualmente, por causa das medidas de isolamento social.

Para reprovar as contas, a CIS apontou que Peres não seguiu o orçamento, não solicitou remanejamento de verbas e nem complementação orçamentária, não recolheu R$ 4 milhões em impostos retidos e devidos, além de ter apresentado déficit acima de 20% da receita orçada do exercício anterior, o que está em desacordo com o ProFut.

* Com Estadão Conteúdo