Santos impressiona, mas precisa de reforços por causa de Sampaoli

  • Por Jovem Pan
  • 28/01/2019 11h36
Ivan Storti/Santos FCSampaoli exige muito fisicamente dos jogadores

A atuação do Santos contra o São Paulo impressionou. Além de ter maior posse de bola, o time mostrou grande intensidade para atacar e defender. Mas para que esse alto nível seja mantido durante toda temporada, o técnico Jorge Sampaoli precisa receber reforços no elenco. Um time comandado recentemente por ele, o Sevilla, caiu de produção justamente por não ter tantas opções quanto os rivais.

Sampaoli exige muita intensidade dos jogadores do Santos desde o primeiro treino. É isso que tem chamado mais atenção neste início de trabalho do argentino. Mas tamanho esforço físico vai causar um desgaste a longo prazo. E só existe um jeito de se prevenir contra esse desgaste: ter um elenco forte, que possa revezar as peças sem perder qualidade.

Atualmente o Santos está longe disso. O elenco só tem um lateral esquerdo, por exemplo. É Orinho, que estava emprestado no ano passado e ainda precisa convencer no Peixe. Outro problema do elenco é a falta de um centroavante, pois as únicas opções são Felippe Cardoso e Yuri Alberto. Sampaoli entende que eles são jovens demais e quer um atacante mais experiente.

As próximas contratações do Santos devem atender esses dois setores. Mas para ter um elenco qualificado é preciso ir além e se reforçar mesmo nas posições em que já existem jogadores de destaque.

Lição no Sevilla

Na temporada 2016/2017 do Campeonato Espanhol, Sampaoli começou impressionando no comando do Sevilla. O time jogou bem e parecia estar pronto para desafiar os gigantes Barcelona e Real Madrid na briga pelo título. Mas aconteceu o desgaste excessivo e, com alguns problemas no elenco, o time caiu de produção.

Nas últimas 10 rodadas, a equipe só conseguiu 4 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. Com isso, caiu para quarta colocação, atrás também do Atlético de Madrid. Foi um bom trabalho de Sampaoli, mas faltou elenco para realmente ser campeão. Ele precisa de reforços para que isso não se repita no Peixe.