São Paulo se contenta com vaga no G4 e está a cerca de 10 pontos do objetivo
Depois de sonhar com o título do Campeonato Brasileiro, o São Paulo terá que se contentar com uma vaga no G4, que dá classificação direta para a fase de grupos da próxima Copa Libertadores. Até o presidente Leco e o dirigente Raí já admitiram que este é o grande objetivo do time. E falta pouco para alcançá-lo: com mais 10 pontos é provável que o Tricolor Paulista conquiste a vaga.
Essa conta é baseada na pontuação de outros times que terminaram no G4 do Brasileirão. Desde 2006, quando a competição passou a ser disputada com o regulamento atual, o 4º colocado terminou com média de 63 pontos. O mínimo foi de 61 pontos. O máximo foi 69. Com 63 pontos, apenas 4 vezes o time não ficou no G4.
Atualmente o São Paulo tem 53 pontos. Portanto, se conseguir mais 3 vitórias e 1 empate nos 8 jogos restantes, é provável que garanta uma vaga na próxima Libertadores.
Mas a fase do Tricolor paulista precisa melhorar. O aproveitamento do time no 2º turno é de 36,3%. Para chegar aos 63 pontos a equipe precisa que esse aproveitamento chegue a pelo menos 38,5%. Se continuar em uma fase tão ruim, o São Paulo correrá risco de ser ultrapassado pelos times que estão mais perto dele, como Grêmio (52), Atlético-MG (46) e Santos (43).
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.