Veja comparação de números entre Fabinho e Fernandinho, maior polêmica da Seleção

  • Por Jovem Pan
  • 17/05/2019 13h15 - Atualizado em 17/05/2019 13h16
Lucas Figueiredo/CBFFabinho foi convocado para Seleção depois da Copa do Mundo

A principal novidade da Seleção Brasileira para Copa América apareceu no meio-campo. Fabinho, que vinha sendo convocado com frequência, perdeu uma vaga no meio-campo para dar lugar ao veterano Fernandinho, que é veterano e ainda não tinha sido chamado desde a Copa do Mundo de 2018. As reclamações chegaram a líderar os assuntos mais comentados do Twitter. Mas os números deles no Campeonato Inglês, de acordo com o site WhoScored, mostram um equilíbrio entre os volantes.

Ambos jogaram praticamente o mesmo número de partidas na Inglaterra. Fernandinho fez 29 (27 como titular) e Fabinho disputou 28 (21 como titular). Ambos fizeram um gol cada e deram quase a mesma quantidade de assistência: 3 a 2 para Fernandinho.

Fabinho chama atenção por duas estatísticas defensivas: ele supera Fernandinho em média de desarmes (2,2 a 1,7) e bloqueios (2,2 a 0,5) por jogo.

Fernandinho se destacou mais na parte ofensiva do Manchester City. Ele acertou mais passes por jogo (87,9% a 84,5%) e também mais toques para finalização (0,7% a 0,5%).

O resultado da Liga dos Campeões pode alimentar ainda mais essa polêmica. Afinal Fabinho foi importante para levar o Liverpool até a final. Se terminar como campeão, após jogo contra o Tottenham, vai superar o sucesso de Fernandinho, que foi campeão inglês.

Por fim, há um fator que não pode ser ignorado nessa disputa, o histórico de Fernandinho na Seleção. Ele tem poucas partidas boas e errou feio nas últimas duas eliminações de Copas do Mundo, em jogos contra Alemanha e Bélgica. Ele próprio já revelou que foi ameaçado de morte por causa disso. Então a possibilidade de ter Fabinho no lugar dele animava muito mais o torcedor do Brasil.