Goleadores da Champions: veja quem são os 10 artilheiros da história do torneio

  • Por Jovem Pan
  • 29/04/2015 19h02
Jogadores que já passaram por Barcelona ou Real Madrid dominam lista dos artilheiros do torneio

A Liga dos Campeões da Europa é o torneio mais badalado do mundo, onde os clubes mais ricos e os melhores jogadores disputam o troféu. Participar dela é um privilégio de uma elite restrita e pouquíssimos jogadores; ser um dos artilheiros de toda sua história, então, é missão ainda mais complicada. Entretanto, dez deles conseguiram marcar tantos gols que estão na artilharia do certame – e os dois maiores continuam na ativa.

Lionel Messi e Cristiano Ronaldo não dividem apenas as disputas pelo prêmio Bola de Ouro dos últimos anos. Com 75 gols cada, os craques de Barcelona e Real Madrid também são os artilheiros da Liga dos Campeões. A diferença é que o argentino disputou menos jogos que o português (96 contra 113) e por isso tem uma média de gols melhor (0.78 contra 0.66 por jogo).

Os próximos quatro jogadores na sequência do Top 10 já atuaram por um dos dois rivais espanhois: Raúl tem 71 gols, Ruud van Nistelrooy 56, Thierry Henry 50 e Alfredo Di Stéfano 49. Completam a lista Andriy Shevchenko (48 gols marcados), Eusébio (46), Filippo Inzaghi (46) e Didier Drogba (44).

Se formos ranquear a média de gols, no entanto, a lista muda de ordem e ganha novos nomes. O Top 5 é liderado por Gerd Müller, que tem ostenta a assustadora média de um gol por jogo pelo Bayern de Munique (35). Férenc Puskás (0.88); Mazzola (0.86); Messi (0.78); Van Nistelroy (0.77) são outros monstros da Champions.