Jejum corintiano se encerrava há 37 anos com gol de Basílio; relembre

  • Por Jovem Pan
  • 13/10/2014 10h39 - Atualizado em 24/09/2018 10h49
Reprodução/Arquivo Basílio marca o histórico gol do Corinthians na final do Paulista de 1977 contra a Ponte Preta

Há exatos 37 anos o Corinthians passava por um dos dias mais importantes de sua história de mais de 104 anos. No dia 13 de outubro de 1977, o Timão vencia a Ponte Preta por 1 a 0 e quebrava jejum de mais de 23 anos sem títulos. O gol histórico de Basílio, diante dos mais de 86 mil torcedores presente no Morumbi naquele dia, eternizou o time que tirou o alvinegro paulista da seca de conquistas.

A decisão do torneio estadual de 1977 foi realizada em três partidas. A vitória corintiana no primeiro duelo, com gol de Palhinha, não foi suficiente graças aos gols de Rui Rei e Dicá que decretaram o triunfo da Macaca na segunda partida.

No enfrentamento decisivo, um empate no tempo normal e na prorrogação davam o título ao Corinthians comandado pelo lendário Osvaldo Brandão. Em jogo muito disputado, a Ponte Preta, mesmo com um a menos [Rui Rei foi expulso por reclamação], ameaçava o Timão. Porém, aos 36 minutos, após levantamento de Zé Maria, Basílio desviou de cabeça, Waguinho emendou no travessão e a bola ficou viva no meio da área. No rebote, Wladimir testou em cima da marcação de Oscar e Basílio, finalmente, estufou as redes de Carlos e fez o Morumbi explodir de felicidade e alívio.

Ouça, na voz de José Silvério, a histórica narração da Jovem Pan!

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.