A JP já sabia desde 1951, Palmeiras é campeão do Mundo!

  • Por Jovem Pan
  • 25/08/2014 18h28

Fotos da Cobertura feita pela Rádio Pan-Americana mostram que Palmeiras foi recebido como campeão Mundial em São Paulo após o título da Copa Rio

Fotos da Jovem Pan mostram comemoração de Mundial de 1951 pelo Palmeiras

O que demorou 53 anos para a Fifa reconhecer, a Jovem Pan sabia desde o primeiro dia: o Palmeiras foi campeão mundial em 1951. A então Rádio Pan-Americana acompanhou toda a campanha alviverde na Copa Rio, e estava no desembarque dos heróis palmeirenses em São Paulo.

– A Copa Rio reuniu os campeões de seis países diferentes, mais Palmeiras e Vasco, que entraram no torneio como campeões paulista e carioca, respectivamente. A competição foi organizada como uma tentativa de recuperar a moral da torcida brasileira depois da tragédia na final da Copa do Mundo de 1950, sendo um dos primeiros torneios de clubes a reunir campeões internacionais.

A Rádio Pan-Americana estava lá desde a primeira partida. Quando o Palmeiras enfrentou os franceses do Olympique de Nice no Pacaembu, o narrador Pedro Luiz estava lá para narrar todas as emoções na vitória por 3 a 0 da equipe brasileira.

O mesmo ocorreu no Maracanã, quando a voz de Pedro Luiz fez o torcedor paulista poder ouvir o empate por 2 a 2 do Palmeiras contra a Juventus, da Itália, que deu o título para o clube de Palestra Itália. No final do jogo, o narrador sacramente: “o Palmeiras dá o primeiro grande título internacional de futebol para o Brasil!”

Na volta para São Paulo, os jogadores Palmeirenses foram recebidos como heróis, e a Pan-Americana estava lá para cobrir a festa. Como mostram as fotos exclusivas, campeão da Copa Rio? Não CAMPEÃO MUNDIAL! As faixas no desfile da taça e os selos comemorativos pelo título mostram, para a Jovem Pan e para o Palmeiras, o reconhecimento da Fifa é mera formalidade.