Mais regular entre os finalistas, Neymar tenta surpreender na Bola de Ouro

  • Por Jovem Pan
  • 07/01/2016 21h50
  • BlueSky
EFE Neymar marcou quatro gols e deu uma assistência na goleada do Barcelona

Neymar é apontado já há um bom tempo como o principal candidato a quebrar o domínio de Messi e Cristiano Ronaldo no posto de dois melhores jogadores do mundo. No entanto, nem todos esperavam que isso poderia acontecer tão cedo. Em seu terceiro ano na Europa (o craque saiu do Santos para jogar no Barcelona na metade de 2013), ele já concorre ao prêmio Bola de Ouro.

Mesmo não sendo o favorito a levar o troféu, alcunha que cabe ao companheiro Lionel Messi, Neymar sonha em surpreender o mundo e chegar ao topo ainda aos 23 anos. Para isso, tem seus trunfos, assim como os dois adversários pesos-pesados na decisão. Um deles é sua crescente capacidade de decisão.

Quando Messi esteve machucado, Neymar assumiu o protagonismo no Barcelona junto com Luís Suárez. Se o uruguaio rivalizou com o brasileiro em números de gols, não há dúvidas sobre quem se destacou mais. O camisa 11 assumiu a responsabilidade de craque do time, deu assistências, cobrou faltas e pênaltis e fez golaços, como um de chapéu sobre o Villarreal em novembro.

Um reflexo dessa capacidade de decisão é o número de gols na atual edição do Campeonato Espanhol: são 14 de Neymar contra 15 de Suárez, que, como centroavante, tem, na teoria, o papel de homem-gol no Barcelona. Mesmo sem MEssi, a equipe manteve-se em altíssimo nível, o que seria improvável antes da chegada dos dois sul-americanos.

Outro ponto a favor de Neymar, que seus adversários não podem ostentar, é a regularidade. O brasileiro foi o mais constante dos três, mantendo bom desempenho ao longo de todo o ano, desde a fase decisiva da Liga dos Campeões – onde marcou gol inclusive na final – até a atual edição do Campeonato Espanhol. Messi, por outro lado, passou um tempo afastado por contusão; Cristiano Ronaldo, por sua vez, caiu de produção na segunda metade de 2015.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.