Marca Cristiano Ronaldo já vale quase R$ 170 mi

  • Por Agência EFE
  • 09/01/2015 15h48

Cristiano Ronaldo foi o autor do gol que deu a vitória a Portugal sobre a Armênia

Cristiano Ronaldo comemora gol de Portugal contra Armênia

A imagem do astro português Cristiano Ronaldo não para de crescer e seu valor de mercado chegou em 2014 a 54 milhões de euros (R$ 168,6 milhões), 11 milhões de euros a mais que um ano antes, segundo um estudo divulgado nesta sexta-feira pela escola de marketing de Portugal Ipam.

O valor é, além disso, mais que o dobro do registrado em 2011, quando a imagem de Cristiano estava taxada em 24,5 milhões de euros (R$ 76,5 milhões).

Para elaborar o estudo, a Ipam utiliza uma metodologia científica denominada Índice de Reputação Esportiva, que avalia a reputação, a popularidade e a notoriedade do desportista através de vários parâmetros. A análise das receitas, presença na mídia e na internet, o histórico, a vertente social e o impacto do atleta do Real Madrid e da seleção portuguesa atribuem a ele um total de 88 pontos em uma escala de 0 a 100.

O aspecto no qual o atacante se destaca é a presença na internet, em que obteve a maior nota possível, 100 pontos. O relatório informa que Cristiano gera 102 milhões de referências no Google, soma 104 milhões de fãs no Facebook e 32 milhões de seguidores no Twitter, além de protagonizar 2 milhões de vídeos no YouTube.

O português também teve uma pontuação em termos de receita, 99 pontos, graças ao salário de mais de 17 milhões de euros anuais (R$ 53,1 milhões) que recebe do Real Madrid e os cerca de 23 milhões de euros (R$ 71,8 milhões) de direito de imagem.

A projeção social do atleta é de 97 pontos, graças às várias menções a ele em livros e artigos científicos e à sua notoriedade nas listas de celebridades, que lhe colocam como a quinta personalidade mundial entre estrelas da música, do cinema, da televisão e da moda.

O estudo avalia sua exposição na imprensa em 82 pontos, “favorecida por seu domínio das línguas portuguesa, espanhola e inglesa”, e o impacto dos clubes nos quais joga em 87 pontos. Por último, o histórico do jogador foi avaliado em 74 pontos, graças aos 20 títulos que já conquistou. Em 2014, contribuíram a Liga dos Campeões, o Mundial de Clubes e, individualmente, a Bola de Ouro da Fifa.

“A figura de Cristiano Ronaldo há tempos que ultrapassou o âmbito esportivo, competindo cabeça a cabeça com grandes celebridades como Shakira e Justin Timberlake”, enalteceu o autor da pesquisa, Daniel Sá.

“A imagem de Cristiano ainda não chegou ao máximo e apresenta todas as condições para continuar crescendo, especialmente se ele conseguir a terceira Bola de Ouro”, acrescentou.

O próximo vencedor do prêmio dado pela Fifa e a revista “France Football” será conhecido na próxima segunda-feira, em Zurique. Cristiano concorre com o argentino Lionel Messi e o alemão Manuel Neuer.