Messi faz história, Barcelona vence jogo e time catalão passa de fase

  • Por Jovem Pan
  • 05/11/2014 19h36
O argentino foi o principal jogador do jogo ao fazer dois gols em Amsterdã

Na tarde desta quarta-feira, o Barcelona derrotou o Ajax por 2 a 0, em Amsterdã, e garantiu sua classificação para a próxima fase da Liga dos Campeões. Além da própria vitória, os catalães foram beneficiados pelo triunfo do PSG sobre o APOEL, em Paris. Messi foi o autor dos dois gols do jogo e se igualou a Raúl como o maior artilheiro da história da Liga dos Campeões.

Com este resultado, os catalães chegaram aos 9 pontos, sete a mais do que o terceiro colocado, o próprio time holandês. Como tem apenas mais dois jogos para terminar a fase de grupos, franceses e espanhois vão definir, nas próximas rodadas, quem vai ser o primeiro colocado do grupo F.

Na próxima rodada, o time comandado por Luis Enrique vai viajar até o Chipre e enfrentará o APOEL no dia 25/11, às 17h45 (de Brasília). Já os holandeses vão até Paris e jogará contra os Azuis, dia 25/11, no Parc des Princes, às 17h45 (de Brasília).

O jogo – A partida começou muito igual, com as duas equipes tendo muitas dificuldades de criar jogadas. Porém o Ajax estava tendo mais posse de bola e assustou o goleiro Ter Stegen primeiro. Aos 17 minutos, em um chute de fora da área de Andersen e depois aos 25 minutos quando Klaassen exigiu defesa importande do goleiro do Barça.

No momento em que os holandeses estavam melhor na partida, os catalães chegaram ao gol no minuto 35, após uma atrapalhada de Cillessen. Suárez lançou a bola na área para Bartra e o goleiro holandês saiu mal. O zagueiro ganhou no alto do arqueiro e tocou para Messi; de cabeça o argentino fez o gol e chegou ao seu 70º tento em Liga dos Campeões.

No segundo tempo, o Barcelona voltou muito melhor que o Ajax. Os comandados por Luis Enrique dominaram o meio-campo, com Rakitic e Xavi aparecendo mais para o jogo e distribuido assistências aos atacantes do time espanhol. Porém a primeira chance clara de gol na segunda etapa ocorreu aos 13 minutos, quando Xavi achou Suárez livre no meio, o uruguaio invadiu a área e chutou em cima do goleiro Cillessen, no rebote, Messi finalizou de primeira e a bola passou à esquerda da trave.

O Ajax ainda teve uma oportunidade aos 24 minutos, quando Serero cruzou para área e Milik, livre de marcação, cabeceou a bola na trave esquerda do goleiro Ter Stegen. Porém dois minutos depois as chances holandesas diminuiram muito quando Veltman foi expulso após cometer falta no camisa 10 do time espanhol.

No trigésimo minuto do segundo tempo, um momento histórico em Amsterdã. Lionel Messi recebeu cruzamento de Pedro e, de carrinho, fez o segundo gol dele no jogo e do Barça na partida. Com este tento o argentino se igualou a Raúl, do Real Madrid, e se tornou o maior artilheiro da história da Liga Campeões com 71 gols.

Nos minutos finais, o time espanhol continuou trocando passes no meio e cadenciou a partida até esperar o apito final do árbitro português.