No centenário de Brasil x Argentina, relembre jogos históricos entre as seleções

  • Por Adriano Alves/Jovem Pan
  • 10/10/2014 08h11
  • BlueSky
<p>Brasileiros e Argentino completam um século de rivalidade; relembre confrontos</p> AFP e EFE Neymar e Messi são destaques do Superclássico

Maior clássico da história do futebol de seleções, o duelo entre Brasil e Argentina completa 100 anos neste ano de 2014. Neste sábado (11), os dois países se enfrentam pela 96ª vez, em jogo válido pelo Superclássico das Américas, disputado excepcionalmente na China, no Estádio Ninho do Pássaro, em Pequim.

A Jovem Pan transmite todas as emoções da partida entre Brasil e Argentina, válida pelo Superclássico das Américas, com narração de Nilson César, reportagens de Marcio Spimpolo e comentários de Flávio Prado.

O Jovem Pan Online segue, minuto a minuto, todos os lances da partida. Para acompanhar, acesse www.jovempan.com.br a partir das 09h.

A grande rivalidade construída após todos esses anos mostra um grande equilíbrio entre as duas maiores escolas de futebol na América do Sul: foram 36 êxitos dos Hermanos e 35 dos tupiniquins. Os latinos marcaram 151 vezes, enquanto os brasileiros balançaram as redes em 145 oportunidades.

Com grandes títulos conquistados por ambas as seleções, listamos sete grandes jogos desta rica história que começou a ser construída em 1914, com direito a grandes atuações de Pelé e Maradona, considerado por muitos como os dois maiores jogadores de todos os tempos.

Confira a lista abaixo:

Argentina 0x1 Brasil – Copa Roca de 1914 (Superclássico das Américas)

A primeira vitória da Seleção Brasileira sobre a Argentina aconteceu há exatamente 100 anos, durante a primeira edição da Copa Roca. Em Buenos Aires, os brasileiros venceram a partida por 1 a 0 e conquistaram a primeira taça de sua história, dando início à grande rivalidade que se mostra hoje em dia, um século depois. Rubens Salles marcou o único gol da partida.

Brasil 2×1 Argentina – Copa do Mundo 1974

Rivais sul-americanos, os países se encontraram pela primeira vez em copas na edição de 1974. No primeiro tempo, Rivelino fez boa tabela com Jairzinho e mandou um belo chute no canto direito do goleiro para abrir o placar. De falta, Brindisi surpreendeu Leão e empatou o confronto. No segundo tempo, Jairzinho cabeceou cruzamento com estilo e deu a vitória para os até então tricampeões.

Brasil 2×1 Argentina – Amistoso (Último gol do Pelé)

Antes do tricampeonato mundial em 1970, brasileiros e argentinos se enfrentaram no Maracanã e viram Pelé mostrar o porque é o maior jogador de todos os tempos. Quando a partida estava empatada por 1 a 1, o jogador do Santos chamou a responsabilidade e marcou um golaço, cobrindo o arqueiro adversário e garantindo a vitória para a Seleção Brasileira.

Argentina 1×0 Brasil – Copa América de 1983

Na primeira fase da competição, a Argentina recebeu o Brasil em Buenos Aires e venceu por 1 a 0, gol de Ricardo Gareca, ex-técnico do Palmeiras. Ao final do torneio, os uruguaios comemoraram o título e os brasileiros foram vice-campeões. Os argentinos não sabiam o que era vencer a equipe tupiniquim há quatro jogos.

Argentina 1×0 Brasil – Copa do Mundial 1990

Os Hermanos conseguiram vencer os brasileiros pela primeira vez numa Copa do Mundo nas oitavas de final do Mundial de 1990, na Itália. No Delle Alpi, o famoso jogo da água batizada por Maradona dada para Branco acabou com o placar de 1 a 0, após o craque costurar a marcação no meio e deixar Caniggia de frente com Taffarel, driblando o goleiro e marcando o gol que mandou o Brasil para casa.

Brasil 2 x 2 Argentina – Copa América 2004

Um dos confrontos mais inesquecíveis dos 100 anos de história desta grande rivalidade certamente é o da final da Copa América de 2004. A Argentina jogou melhor, vencia até os 48 do segundo tempo quando Tevéz perdeu a bola no ataque, Diego recebeu no meio e lançou na área. Luis Fabiano dominou, Adriano ajeitou e mandou uma bomba para empatar a partida e levar a decisão para os pênaltis. D’Alessandro e Heinze perderam, os brasileiros marcaram todos e levantaram a taça do torneio pela 7ª vez.

Brasil 4×1 Argentina – Copa das Confederações 2005

As duas equipes se encontraram na decisão da Copa das Confederações de 2005 e os brasileiros fizeram a festa na Alemanha. Com dois gols de Adriano, um de Kaká e outro de Ronaldinho Gaúcho, o Brasil atropelou a Argentina por 4 a 1, conquistando o título da competição e dando a impressão de que o hexacampeonato seria questão de tempo no ano seguinte.

 

 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.