No Dia de São Jorge, saiba mais sobre a relação do santo com o Corinthians

  • Por Jovem Pan
  • 22/04/2015 19h45
São Jorge é o padroeiro do Corinthians

O dia 23 de abril é considerado o Dia de São Jorge. Acredita-se que o santo, então um tribuno militar, teria sido morto nesse dia, no ano de 303, pelo Imperador Diocleciano, após diversas sessões de tortura. O motivo de sua condenação foi sua negação em deixar sua fé cristã para se converter aos deuses romanos.

A data, obviamente, também é especial para o torcedor corintiano. São Jorge se relaciona com o clube de diversas formas: é seu padroeiro, dá nome à sede do clube e à rua onde está localizada. Para homenagear o santo e o Corinthians, confira algumas curiosidades sobre essa relação.

O Parque São Jorge. A sede social do Timão, fundada em 1928, fica na Rua São Jorge, 777, no bairro Parque São Jorge. Por isso, o santo teria sido adotado como patrono do clube. Em 1967, foi construída também uma capela em sua homenagem.

A escolha do santo como padroeiro. Existem duas histórias sobre o motivo de o Corinthians ter adotado São Jorge como patrono. Leia o resumo das versões.

– A questão geográfica: por construir sua sede na Rua São Jorge, a diretoria do clube, na década de 1920, teria aproveitado o fato para escolher o santo para ser padroeiro.

– A “herança”: o Corinthian Football Club, time inglês que deu origem ao alvinegro, tem São Jorge como padroeiro, e essa tradição teria sido passada para sua versão brasileira. O santo, aliás, também é o padroeiro da Inglaterra, assim como Geórgia, Lituânia, Catalunha, Sérvia, Montenegro, Etiópia, Londres, Barcelona e Moscou, entre outros lugares.

O dia do torcedor corintiano. O dia 23 de abril foi escolhido para homenagear a torcida alvinegra, justamente a data em que se homenageia o santo.

Músicas em homenagem a São Jorge

Apesar de católico, São Jorge também é uma divindade das religiões afro-brasileiras, e por isso está presente em diversos aspectos da cultura nacional – às vezes com o nome Ogum. Diversas músicas foram feitas em homenagem ao santo. Ouça algumas delas.

Jorge da Capadócia – Jorge Ben Jor

Ogum – Zeca Pagodinho

Flash of the Blade – Iron Maiden

Medalha de São Jorge – Maria Bethânia