O Rio é logo ali: a um ano das Olimpíadas, Brasil tem 16 atletas garantidos nos Jogos

  • Por Jovem Pan
  • 05/08/2015 08h13
Dezesseis atletas brasileiros já estão com vaga garantidas para disputas as Olimpíadas do rio de Janeiro em 2016

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 estão logo ali. Daqui a exatamente um ano, o mundo voltará os olhos para a cidade maravilhosa que receberá a primeira edição das Olimpíadas no continente sul-americano. Mais de 10.900 atletas de todo o mundo são esperados e alguns esportistas brasileiros já asseguraram suas vagas para disputar medalhas no Rio 2016.

Por ser o país-sede, o Brasil tem garantida ao menos uma vaga em cada uma das 42 modalidades que serão disputadas nas Olimpíadas (com exceção do basquete). Alguns nomes já são certos, enquanto outros só vão carimbar suas passagens em 2016.

Confira os atletas que já estão com lugar garantido nas Olimpíadas do Rio de Janeiro:

Pentatlo moderno: medalha de bronze em Londres 2012, Yane Marques já tem vaga no Rio 2016 e chega com grandes chances de aumentar seu feito.

Maratona Aquática: três nadadores brasileiros já estão garantidos para disputar as Olimpíadas nas águas de Copacabana: Poliana Okimoto, Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha.

Saltos Ornamentais: o soltador Cesar Castro é mais um com lugar certo nos Jogos para disputar as provas no trampolim de 3 m. Por ser país-sede, o Brasil tem quatro vagas no masculino e mais quatro no feminino que podem ser conquistadas pelos atletas no torneio pré-olímpico.

Tiro esportivo: a delegação brasileira de tiro esportivo já possui três nomes garantidos em 2016: Felipe Wu (pistola de ar), Cassio Ripel (carabina deitado) e Julio Almeida (pistola 50m). Restam ainda mais sete vagas.

Tênis de mesa: o Brasil será representado por seis atletas no tênis de mesa, mas por enquanto apenas um nome é certo: Hugo Calderano, campeão Pan-americano em Toronto.

Vela: duas duplas e mais três atletas individuais da vela também estão com lugar assegurado nas Olimpíadas de 2016: Martine Grael e Kahena Kunze, na classe 49FX; Ana Barbacham e Fernanda Oliveira, na 470 feminino; Jorge Zarif, na Finn; Ricardo Winicki, no RS:X masculino; e Patricia Freitas, no RS:X feminino.

Os esportes coletivos, com exceção do basquete (único esporte sem vaga garantida), estão com vagas garantidas, mas os atletas convocados serão divulgados poucos meses antes dos Jogos Olímpicos. Além, disso, alguns atletas do atletismo já alcançaram os índices olímpicos e caso mantenham suas marcas até 11 de julho de 2016, terão vaga carimbada para os Jogos.