Oficial! Jogos de Tóquio terão início em 23 de julho de 2021

  • Por Jovem Pan
  • 30/03/2020 09h29 - Atualizado em 30/03/2020 09h35
EFE/EPA/KIMIMASA MAYAMAAs Olimpíadas foram adiadas para 2021

Os organizadores da Olimpíada de Tóquio confirmaram, nesta segunda-feira (30), que os Jogos acontecerão entre 23 de julho a 8 de agosto de 2021. Os Jogos Paralímpicos, por sua vez, serão realizados entre 24 de agosto e 5 de setembro do mesmo ano. Inicialmente, a informação havia sido divulgada pela imprensa japonesa.

“As lideranças dos principais partidos se reuniram via conferência telefônica hoje cedo, com a presença do presidente do COI Thomas Bach, do presidente de Tóquio 2020 Mori Yoshiro, do governador de Tóquio Koike Yuriko e do ministro olímpico e paralímpico Hashimoto Seiko, e concordaram com o novo cronograma”, informou a organização do evento.

Primeiramente marcada para ser disputada entre os dias 24 de julho e 9 de agosto de 2020, a Olimpíada foi adiada devido à pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus que já atingiu mais de 700 mil pessoas em todo o planeta.

“Essas novas datas dão às autoridades de saúde e a todos os envolvidos na organização dos Jogos o tempo máximo para lidar com o cenário em constante mudança e com as perturbações causadas pela pandemia do COVID-19. As novas datas também têm o benefício adicional de que qualquer interrupção que o adiamento cause ao o calendário esportivo internacional pode ser reduzido ao mínimo, no interesse dos atletas e dos FIs. Além disso, eles fornecerão tempo suficiente para concluir o processo de qualificação. As mesmas medidas de mitigação de calor planejadas para 2020 serão implementadas”, continuou em nota.

Até agora, os responsáveis pelos Jogos haviam dito que, após o adiamento acordado na semana passada, as Olimpíadas começariam no primeiro semestre de 2021, mas havia algumas dúvidas, levando em consideração as complicações derivadas do calendário esportivo internacional.