Tocha da Olimpíada de 2020 é inspirada em flores de cerejeira

  • Por Jovem Pan
  • 20/03/2019 10h04
DivulgaçãoTocha olímpica vai rodar pelo mundo

A tocha da Olimpíada de 2020 é inspirada nas flores de cerejeira, um dos símbolos do Japão. A organização apresentou o objeto nesta quarta-feira (20), destacando que ele fará um percurso pelo mundo durante o período de florescimento desta icônica árvore.

A tocha tem um comprimento de 71 centímetros e pesa de 1,2 kg. Ela é feita de alumínio reciclado que veio de alojamentos temporários construídos para as pessoas afetadas por terremoto e tsunami de 2011, no Japão.

A abertura superior da tocha, onde a chama será acesa, simboliza as cinco pétalas características da flor de cerejeira e os cinco anéis olímpicos, além de evocar o lema oficial escolhido para o revezamento (“A esperança ilumina o nosso caminho”), segundo explicou a organização durante a apresentação.

Tanto o design da tocha, como o percurso que será feito pelo Japão, foram concebidos com a ideia de reforçar a mensagem de esperança para as regiões do país mais castigadas pela catástrofe natural de 2011.

A chama olímpica será acesa na Grécia, no dia 12 de março de 2020, e chegará oito dias depois à cidade de Matsushima, na província de Miyagi, no nordeste do Japão, uma das mais castigadas pelo terremoto, que deixou mais de 18 mil mortos e desaparecidos, onde permanecerá exposta até o dia 21.

De lá, o revezamento fará um percurso de 121 dias pelas 47 províncias do país, antes que a pira seja acesa, em alguma data que deva coincidir com o florescer das cerejeiras no Japão, segundo o programa da organização.

A organização dos Jogos de Tóquio deve revelar o percurso completo da tocha e suas datas exatas nos próximos meses.

As Olimpíadas serão realizadas entre os dias 24 de julho a 9 agosto de 2020, e as Paralimpíadas entre os dias 25 de agosto a 6 de setembro.

Com EFE

  • Tags: