Outubro (e futebol) Rosa: as polêmicas dos times que usaram o rosa no uniforme

  • Por Jovem Pan
  • 01/10/2015 18h17
Montagem sobre EFE/Divulgação/Facebook Apesar de ser controversa no futebol

O mês de outubro é, desde a década de 1990, o mês da campanha Outubro Rosa, que chama a atenção para a prevenção do câncer de mama. Nele, diversas empresas, entidades e celebridades usam a cor rosa para participar da campanha. Os times de futebol não escapam dessa regra: diversos deles já aderiram (ou pelo menos tentaram) à campanha estampando tons rosados em seus uniformes.

No entanto, em um meio machista como o futebol, onde o rosa é visto como sinal de feminilidade, muitos torcedores não o aceitam no uniforme de seus clubes. Enquanto isso, outros têm nele sua cor principal e não estão nem aí para as provocações de rivais. Confira, na lista abaixo, os times que já aderiram ao rosa, sendo por motivos comerciais, tradição ou pela já tradicional campanha de outubro.

Palermo e o rosa assumido

Criado em 1900, o time italiano é conhecido como o mais antigo a ter o rosa como sua cor principal. Seu uniforme é tão tradicional que acaba não sendo alvo de brincadeiras.

 

Ecco la prima foto di Alberto #Gilardino con la maglia #rosanero!

Uma foto publicada por U.S. Città di Palermo (@palermocalcioit) em

Campanha do Deportivo Táchira acaba mal

Um dos maiores casos de intolerância contra a cor rosa, mesmo que por uma boa causa. Em 2012, o Deportivo Táchira entrou em campo com um uniforme apoiando a campanha, mas a torcida, revoltada, invadiu o gramado e, após 40 minutos de confusão, a partida foi suspensa. Alguns torcedores argumentaram que o motivo da revolta não era o rosa em si, mas a semelhança com o uniforme do rival Caracas FC.

Boca Juniors é impedido de usar rosa

Em 2013, o Boca tentou emplacar uma camisa rosa. No entanto, a AFA, confederação de futebol da Argentina, proibiu o uso do uniforme e a torcida xeneize não gostou nada da ideia. No fim das contas, ela foi usada pelas equipes de base do time argentino, como visto na foto abaixo.

Botafogo pensando nas mulheres

O clube carioca também lançou versões em rosa de seu tradicional uniforme. No entanto, o motivo difere dos outros casos: não foi nem pelo Outubro Rosa, nem para relembrar uma parte de sua história, mas para alcançar o público feminino.

Real Madrid multicolorido

Adepto do uso de diferentes cores em seu terceiro uniforme, o Real Madrid não teve vergonha de adotar o rosa na temporada 2014-2015.

Corinthians, a campanha e o boato

No começo do mês de setembro deste ano, circulou na internet um boato de que o Corinthians usaria um uniforme rosa para endossar a campanha, o que fez o clube receber diversas mensagens de protesto. A diretoria corintiana disse que participaria do Outubro Rosa, mas não colocando a cor em todo o seu uniforme. No site Lacasaca.com, rolou até uma imagem mostrando como ficaria o manto do Timão todo rosado.

Juventus, a Velha Senhora rosa

A Juve, apesar de ter adotado o branco e o preto há muito tempo, teve, no começo de sua história, mais especificamente entre 1897 e 1905, o rosa e o preto como cores oficiais. Para relembrar esse momento, a partir da década de 1990 o clube passou a resgatar eventualmente a cor rosa em uniformes alternativos, atitude repetida nesta temporada.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.