Para evitar verão intenso, Fifa admite mudar data da Copa de 2022 no Catar
A Copa do Mundo, pela primeira vez, deve ser disputada fora de seu período tradicional. O torneio, que é realizado em junho-juljo, deve ser transferido para o início ou final do ano em 2022, quando será sediado no Catar. A alteração é motivada pelo forte verão do país árabe, que prejudicaria a realização das partidas.
Nesta segunda-feira (08), a entidade realizou uma reunião na Suíça para apresentar duas alternativas de datas para a realização do torneio. As opções seriam: janeiro-fevereiro ou novembro-dezembro, ambas em 2022.
A Fifa causou polêmica quando elegeu o Catar como sede, mesmo após o Comitê Olímpico ter rejeitado Doha como sede dos Jogos Olímpicos devido às suas altas temperaturas. Os dirigentes da Fifa ignoraram a questão, mas tem sido pressionado constantemente pelos jogadores e pela opinião pública para rever a decisão.
Uma provável mudança na data da Copa do Mundo preocupa os clubes europeus, que temem interferência em competições importantes como a Liga dos Campeões da Europa. Além dos clubes, a alteração pode prejudicar também a realização dos Jogos Olímpicos de Inverno, que teriam que competir com o torneio de futebol.
Segundo site oficial da Fifa, novas reuniões serão realizadas em novembro de 2014 e fevereiro de 2015 para seguir discutindo a questão.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.