Pentacampeonato mundial completa 13 anos; relembre campanha da Seleção

  • Por Jovem Pan
  • 29/06/2015 21h47

Seleção Brasileira fez campanha praticamente impecável em 2002 e conquistou seu quinto Mundial

Seleção Brasileira comemora o pentacampeonato em 2002

No dia 30 de junho de 2002, ou seja, há exatos 13 anos, a Seleção Brasileira conquistava seu mais recente título mundial ao derrotar a Alemanha, na decisão, em Yokohama (JAP), pelo placar de 2 a 0, em jogo no qual Ronaldo foi o grande destaque, sendo o responsável pelos dois gols que asseguraram o triunfo e o pentacampeonato da Copa do Mundo.

O Brasil, comandado pelo técnico Luiz Felipe Scolari, fez uma campanha praticamente impecável no Mundial. Integrantes do Grupo C, os brasileiros estrearam na Copa do Mundo com uma vitória por 2 a 1 sobre a Turquia, golearam a China, na segunda rodada da chave, por 4 a 0, e encerraram a participação na fase de classificação com outra goleada, desta vez por 5 a 2, sobre a Costa Rica. Juntamente com a Espanha, o Brasil foi a única seleção que venceu todos os seus duelos antes do mata-mata.

Nas oitavas de final, a Seleção Brasileira teve a Bélgica pela frente e avançou na competição com uma vitória por 2 a 0, com gols marcados por Rivaldo e Ronaldo. Nas quartas de final, o Brasil pegou a Inglaterra, seleção mais tradicional, e apesar de ter saído em desvantagem, já que Michael Owen abriu o placar, os comandados de Felipão viraram com gols de Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho.

Na semifinal, o Brasil reencontrou a Turquia, adversário da primeira fase, e venceu pelo placar de 1 a 0, com mais um gol marcado por Ronaldo. O resultado levou a Seleção à final da Copa do Mundo.

Em um duelo entre duas potências do futebol mundial (Brasil e Alemanha), os jogadores que vestiram a Amarelinha levaram a melhor. Os dois gols de Ronaldo foram marcados no segundo tempo. O Brasil fez 1 a 0 aos 22 minutos da etapa complementar, quando Rivaldo finalizou de fora da área, o goleiro Oliver Kahn deu rebote e Ronaldo, oportunista, mandou para o fundo das redes. O segundo gol veio após passe dentro da área, que o camisa 9 recebeu após bom corta-luz de Rivaldo e mandou no canto esquerdo da meta alemã. Vitória selada e o penta na galeria.