Português começa com centena de brasileiros e luta do “trio de ferro”
Lisboa, 14 ago (EFE).- O Campeonato Português começará a ser disputado nesta sexta-feira com expectativa de mais uma temporada de protagonismo do “trio de ferro”, formado pelo atual campeão Benfica, e também por Sporting e Porto, em edição que terá mais de uma centena de brasileiros em campo.
Em 2013/2014, depois de três temporadas, os grandes do país ocuparam as três primeiras colocações na tabela. A diferença na disputa, contudo, foi na diferença de pontos, com uma briga bem mais equilibrada.
O Benfica levantou a taça ao conquistar 74 pontos, contra 67 do Sporting e 61 do Porto. Em 2010/2011, o Porto ficou com o título, ao obter 84 pontos, ficando 21 a frente do Benfica e 36 distante do Sporting.
A 81ª edição do Português já teve novidade antes mesmo de a bola rolar, com o aumento de participantes de 16 para 18. Tudo por causa do Boavista, que venceu batalha judicial que durou seis anos, após o rebaixamento do clube para a terceira divisão por acusação de corrupção.
Com isso, apenas o Olhanense caiu na temporada passada. Além do Boavista, subiram Moreirense e Penafiel, enquanto o Paços de Ferreira, penúltimo colocado da última edição, venceu o Desportivo de Aves na repescagem e se salvou da degola.
Um dos dados que impressiona no Campeonato Português é a grande presença de brasileiros. Ao todo, segundo dados obtidos no site “zerozero.pt”, os 18 clubes participantes contam com 102 atletas do país pentacampeão mundial.
Alguns são novidades, como Anderson Talisca, ex-Bahia, destaque do Benfica na pré-temporada, Casemiro, que chegou ao Porto cedido por empréstimo pelo Real Madrid. Há também quem já atuava no país, como a dupla Maurício, ex-zagueiro do Palmeiras, e Jefferson, ex-lateral esquerdo do Fluminense, que seguem no Sporting.
O recordista de brasileiros na competição segue sendo o Braga, com 11 (os goleiros Victor Golas e Matheus, os laterais direitos Baiano e Marcelo Goiano, os zagueiros Wallace e Aderlan, o lateral esquerdo Djavan, os meias Danilo, Mauro e Luiz Carlos, além do atacante Alan).
Depois dos “arsenalistas”, aparecem Estoril, com 10 jogadores do país, Benfica e Porto, ambos com nove, e a Académica, com oito. O único clube que não conta com brasileiro no elenco é o recém-ascendido Penafiel, que é formado exclusivamente por portugueses.
A abertura da competição acontecerá com jogo único nesta sexta-feira, em que o Porto receberá o Marítimo no Estádio do Dragão. No sábado o Sporting visitará a Académica, enquanto o Benfica jogará em casa com o Paços de Ferreira no domingo.
De acordo com o regulamento deste ano do Português, os três primeiros vão à Liga dos Campeões, enquanto quarto e quinto colocado se garantem na Liga Europa. Já os dois últimos na tabela serão rebaixados.
None
Programação da primeira rodada do Campeonato Português:.
None
Sexta-feira.
Porto – Marítimo
Sábado.
Gil Vicente – Vitória de Guimarães.
Académica – Sporting.
Domingo.
Nacional – Moreirense.
Rio Ave – Vitória de Setúbal.
Penafiel – Belenenses.
Braga – Boavista.
Benfica – Paços de Ferreira.
Arouca – Estoril. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.