Prefeitura de Roma aprova candidatura da cidade para sediar Jogos de 2024

  • Por Agência EFE
  • 25/06/2015 13h03
Wikimedia Commons Coliseu

A assembleia realizada pela prefeitura de Roma, capital da Itália, nesta quinta-feira, aprovou, por ampla maioria, a candidatura da cidade para sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2014.

Ao todo, foram 38 votos a favor, seis contra e nenhuma abstenção, em reunião realizada na sala Júlio Cesar, no centro histórico de Roma, informou o Consistório, por meio de comunicado.

Os únicos que se opuseram a iniciativa foram os vereadores do Movimento 5 Estrelas, da Liga Norte e do grupo Radicais, que decidiram se posicionar com os pedidos de unanimidade feito pelo prefeito da capital, Ignazio Marino.

“Estamos trabalhando para um evento que vai além de um mandato, e sim pelo futuro da cidade. A candidatura olímpica não é um ato ordinário”, disse Marino.

O planejamento de Roma para receber os Jogos começou em dezembro do ano passado, a partir de manifestação feita pelo primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi.

A candidatura gerou polêmica no país, já que muitos questionam a viabilidade econômica do projeto, e o lucro que organizar os Jogos poderá render. O próprio Renzi chegou a falar na necessidade de construção de “grandes estruturas”.

O responsável por presidir o comitê de promoção da candidatura de Roma para os Jogos de 2024 será Luca di Montezemolo, ex-presidente da Ferrari e atual mandatário da Alitalia.

Até o momento, Hamburgo (Alemanha), Budapeste (Hungria), Paris (França) e Boston (EUA) também anunciaram o desejo de organizar os Jogos de 2024. O prazo oficial de apresentação de candidaturas experiorá em 15 de setembro deste ano, e a cidade vencedora será conhecida daqui dois anos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.