Presidente da federação holandesa pode desistir de candidatura à Fifa
O presidente da Federação Holandesa de Futebol (KNVB), Michal van Praag, está prestes a retirar sua candidatura à presidência da Fifa, deixando livre o caminho para o príncipe jordaniano Ali bin al-Hussein competir com Joseph Blatter, informou nesta quarta-feira o jornal “De Volkskrant”.
Segundo o jornal, Al-Hussein conseguiu reunir mais apoios dos países-membros nos últimos meses e teria melhores condições de enfrentar o atual presidente da entidade. O “De Volkskrant” indica que o ex-jogador português Luis Figo também pode deixar a corrida presidencial pelo mesmo motivo.
A votação para escolher o novo mandatário da Fifa está marcada para o dia 29 de maio, em Zurique (Suíça). Blatter precisa do apoio de pelo menos 105 dos 209 membros para se manter à frente do órgão pelo quinto mandato consecutivo.
Os três adversários de Blater se reuniram Genebra (Suíça) na semana passada, de acordo com o “De Volkskrant”. Por enquanto, eles decidiram manter suas campanhas, mas podem optar por uma união para derrotar o suíço no pleito.
“O objetivo comum é conseguir mudanças na Fifa e é bom que haja uma coalização internacional que apoie a ideia”, disse Van Praag ao jornal holandês, já admitindo a união de forças.
O presidente da KNVB apresentou sua candidatura em janeiro. Na época, se comprometeu a “liderar a modernização da Fifa” para transformá-la em uma organização mais transparente.
“Devemos garantir que o futebol continue sendo um esporte para todo o mundo”, acrescentou Van Praag na época.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.