Primeiro vencedor brasileiro em Interlagos, Fittipaldi conquistou a prova em 1973 e 1974

  • Por Jovem Pan
  • 06/11/2014 17h59
1979 O piloto Emerson Fittipaldi em Interlagos, quando corria pela Copersucar, equipe criada por ele e seu irmão Wilson. (São Paulo, SP, 1979. Foto da Folhapress) (Foto: Folhapress) Folhapress Fittipaldi no autódromo de Interlagos

Émerson Fittipaldi é um dos maiores nomes do automobilismo brasileiro, e escreveu seu nome no Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 com um grande feito: foi o primeiro piloto do País a vencer uma corrida em Interlagos, em 1973.

Apesar de o autódromo ter estreado na categoria em 1972, com a vitória do argentino Carlos Reutman, esta prova não valeu pontos para a temporada. Assim, foi em 1973, com a vitória de Fittipaldi, que o circuito de Interlagos contou oficialmente no Mundial de Fórmula 1. 

O então campeão largou com sua Lotus-Ford na pole position, liderou toda a prova e fez a volta mais rápida da corrida. A época, o autódromo de Interlagos tinha 7.960m de extensão – hoje são 4.325m – e por isso um número de volta menor: 40, contra as 71 de 2014. 

No ano seguinte, Emerson voltou a vencer a corrida paulistana. Pilotando uma McLaren-Ford, o brasileiro conseguiu o seu segundo triunfo em uma corrida interrompida por causa da chuva, mas que não deveu em emoção. O brasileiro disputou a liderança com o sueco Ronnie Peterson, da Lotus, durante 11 voltas, e na 19ª garantiu a primeira posição, depois de um pneu furado de Peterson, que foi obrigado a parar nos boxes.

Na volta 28, os primeiros pingos caíram no asfalto, e se transformou em uma chuva forte que obrigou a direção de prova a cancelar o GP do Brasil na 32ª volta. Mesmo sem o roteiro esperado, os mais de 100 mil torcedores presentes em Interlagos explodiram de alegria com a segunda vitória consecutiva de Fittipaldi em casa.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.