Procuradoria investigará financiamento estatal para transmissão de futebol

  • Por Agencia EFE
  • 13/06/2014 21h31

Buenos Aires, 13 jun (EFE).- Um procurador da Argentina ordenou a investigação de vários funcionários do governo e o presidente da Associação do Futebol Argentino (AFA) por supostas irregularidades na administração dos fundos destinados à transmissão dos jogos do Campeonato Argentino, informou nesta sexta-feira a imprensa local.

Trata-se do atual chefe de Gabinete do Executivo de Cristina Kirchner, Jorge Capitanich; seus antecessores no cargo, Juan Manuel Abal Medina e Aníbal Fernández; e o presidente da AFA, Julio Grondona, entre outros diretores do futebol argentino.

O procurador Eduardo Taiana apresentou o pedido perante a juíza María Servini de Cubría com base na denúncia realizada pela legisladora Graciela Ocaña, na qual informava que os fundos destinados ao programa “Futebol para Todos” representaram uma despesa para o Estado, de 2009 a 2011, de 3,084 bilhões de pesos (US$ 840 milhões).

Para 2014 está previsto um orçamento total de 1,447 bilhão de pesos (cerca de US$ 390 milhões).

Para Ocaña, o fato de muitos dos clubes de futebol argentinos terem problemas financeiros, apesar das receitas por direitos televisivos, “poria em evidência os que recebem os fundos prometidos e os desviam ou não os aplicam para melhorar a situação das instituições”.

O “Futebol para Todos” é o espaço da televisão pública argentina que transmite os torneios da primeira, segunda e terceira divisão do futebol local, majoritariamente pelo canal “TV Pública”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.