Revezamento da tocha olímpica terá cerca de 10 mil participantes

  • Por Agencia EFE
  • 29/01/2015 15h11

Rio de Janeiro, 29 jan (EFE).- O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2016 anunciou nesta quinta-feira que, pelo menos, 10 mil pessoas participarão do revezamento da tocha olímpica, ao longo de percurso de 20 mil quilômetros, que passará por 250 cidades brasileiras até chegar ao Maracanã, em 5 de agosto de 2016.

Em entrevista coletiva concedida por membros do órgão, no Museu de Arte Moderna, no Parque do Flamengo, na zona sul da capital fluminense, foram divulgados os detalhes preliminares da odisséia de 100 dias.

“A tocha aquecerá o país e contagiará todas as regiões do Brasil, inclusive as mais longínquas. O povo brasileiro se unirá em torno dela”, disse o presidente do Comitê Organizador Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.

Partindo da cidade grega de Olímpia, a tocha percorrerá 10 mil milhas aéreas e 20 mil quilômetros, até entrar carregada no Maracanã, palco da cerimônia de abertura do evento poliesportivo.

Durante a coletiva, Nuzman, que participou de vários revezamentos de tochas, garantiu que a maior emoção que sentiu nestes eventos foi a de receber o fogo olímpico das mãos do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, em 2004.

Os organizadores dos Jogos de 2016 ainda confirmaram que o design da tocha já está definido, e que o projeto está a cargo de uma empresa do país.

“É um design bastante brasileiro e muito lindo”, afirmou Mario Andrada”, diretor de comunicação do Comitê, sem dar detalhes sobre o projeto.

Três medalhistas olímpicos participaram da coletiva, Hortência, medalha de prata nos Jogos de Atlanta em 1996, Giovane Gávio, ouro em Barcelona em 1992, e Gustavo Borges, que subiu o pódio em três edições do evento poliesportivo. EFE

rso/bg

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.