Rússia ganha o primeiro ouro na prova por equipes da patinação artística

  • Por Agencia EFE
  • 09/02/2014 17h22

None

Redação central, 9 fev (EFE).- A Rússia conquistou neste domingo sua primeira medalha de ouro na prova por equipes de patinação artística, que estreou no programa olímpico dos Jogos de Inverno de Sochi 2014.

Os russos asseguraram o primeiro ouro por equipes da história no programa longo de dança, que chegaram com 11 pontos de vantagem sobre o Canadá.

A jovem Yulia Lipnitskaya, de apenas 15 anos, assegurou o ouro para os anfitriões como um brilhante programa livre no qual somou 10 pontos decisivos. Após a russa, as melhores foram a americana Gracie Gold e a italiana Valentina Marchei.

Pouco antes, no programa livre masculino, o veterano Evgeni Plushenko, campeão olímpico em Turim 2006 e vice-campeão em Salt Lake City 2002, iniciou o caminho da equipe russa com um triunfo sobre o canadense Kevin Reynolds e o japonês Tatsuki Machida.

O triunfo no programa livre de casais, que abriu a última rodada, foi também para a Rússia, com Ksenia Stolbova e Fedor Klimnov.

Com o triunfo já no bolso após a atuação de Yulia Lipnitskaya, os russos Elena Ilinykh e Nikita Katsalapov terminaram em terceiro no programa livre de dança que encerrou a competição e que os americanos Meryl Davis e Charlie White foram os melhroes.

Os outros dois triunfos parciais russos foram nos programas curtos de casais, com Tatiana Volosozhar e Maxim Trankov, e feminino, com Yulia Lipnitskaya.

No final, a Rússia levou o primeiro ouro por equipes da história com 75 pontos, dez a mais que o Canadá, prata, e 15 à frente dos Estados Unidos, bronze.

Classificação final:.

.1. Rússia 75 pontos.

.2. Canadá 65.

.3. Estados Unidos 60.

.4. Itália 52.

.5. Japão 51. EFE

sab/ff