Sessão do COI será aberta amanhã com debate sobre rumos do movimento olímpico

  • Por Agencia EFE
  • 04/02/2014 10h48

Jogos estão marcados para começar na sexta-feiraJogos estão marcados para começar na sexta-feira

A 126ª sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI), a primeira conduzida pelo novo presidente, Thomas Bach, será inaugurada nesta quarta-feira em Sochi, na Rússia, com abertura de debate sobre mudança em normas que regem o movimento olímpico.

As regras para modficar o programa esportivo dos Jogos e o sistema de escolha das cidades-sedes são dois pontos concretos sobre os quais Bach quer ouvir a assembleia, que ainda irá analisar aspectos mais gerais, como o papel do esporte na socidade, com contribuição do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Advogado alemão, o novo presidente do COI, eleito em setembro do ano passado em pleito com mais cinco rivais, considera que a Carta Olímpica “tem que evoluir e se adaptar aos tempos modernos”.

Após debater com companheiros da Executiva do COI, presidentes das federaçõe e comitês olímpicos, dirigentes políticos e representantes dos atletas, Bach dá palavra agora ao plenário da entidade, cujas opiniões se traduzirão em propostas concretas na sessão extraordinária de dezembro, em Mônaco.

No que se refere ao programa olímpico, o novo líder do COI acredita que nem sempre são necessários sete anos de espera para aprovar ou eliminar modalidades.

Sobre a escolha das sedes, Bach admite mudanças nas normas, por considerar que atualmente as candidaturas são padronizadas e sem personalidade. O dirigente não descarta, inclusive, o retorno das visitas dos membros do COI às cidades que foram suspensas quando foram revelados casos de corrupção relacionados com a intenção de Salt Lake City de sediar os Jogos de de Inverno de 2002.

“Estou desejando que haja um debate aberto, frutífero e transparente”, afirmou Bach em entrevista coletiva concedida ontem.

Os debates fazem parte da chamada Agenda Olímpica 2020, e ocuparão a jornada desta quarta-feira e parte da de quinta-feira da sessão do COI.

Depois disso, o tema central passará a ser a avaliação dos trabalhos de organização dos próximos, começando com debate sobre os Jogos de Inverno de Sochi, que serão abertos nesta sexta-feira, continuando com os Jogos do Rio, em 2016, e os seguintes.

Na manhã de sexta-feira serão analisados os relatórios das distintas comissões e departamentos administrativos do COI, fechando a sessão com as eleições de um vice-presidente, um membro da Comissão Executiva e um novo membro do COI.