Torneio Clausura mexicano começa com mudanças e caça ao campeão León

  • Por Agencia EFE
  • 02/01/2014 15h59

Cidade do México, 2 jan (EFE).- O Torneio Clausura do Campeonato Mexicano terá início nesta sexta-feira com importantes mudanças em alguns clubes que protagonizam a competição, e com o León, adversário do Flamengo na fase de grupos da Taça Libertadores, correndo atrás do bi.

Campeão após derrotar o América, o time comandado pelo uruguaio Gustavo Matosas, quebrou jejum de 16 anos ao vencer o Clausura. Neste domingo o clube fechará a primeira rodada, encarando fora de casa o Atlante.

O León sege tendo como principais destaques o zagueiro Rafa Márquez, ex-Barcelona, o meia Carlos Peña e o atacante argentino Mauro Boselli, ex-Estudiantes, pilares da conquista obtida em meados de dezembro.

Vice-campeão, o América tem novo técnico, depois que Miguel Herrera deixou o cargo para ficar apenas no comando da seleção mexicana. Em seu lugar assume Antonio Mohamed, campeão do Apertura em 2012 com o Tijuana, e que teve curta passagem pelo Huracán, na segunda divisão do Campeonato Argentino.

O principal reforço dos Águias para a competição é o zagueiro paraguaio Pablo Aguilar, ex-comandado de Mohamed no Tijuana. O defensor deve estar presente na estreia do clube, sábado, em casa, contra o Tigres.

Outros clubes que trocaram de técnico foram Atlas, Chivas Guadalajara, Tijuana e Cruz Azul. Este último, acertou com Luis Fernando Tena, campeão dos Jogos Olímpicos de Londres com a seleção mexicana.

O campeonato começa com equipes de olho em outras competições. Além do Léon, que encarará Flamengo, Bolívar e Emelec no grupo 7, estão na Liberdores o Santos Laguna, que está no grupo 8 com Peñarol, Arsenal de Sarandí e Deportivo Anzoátegui, e o Morelia, que disputará a fase preliminar contra o Santa Fé.

Já Tijuana, Cruz Azul e Toluca ainda estão vivos na disputa da Liga dos Campeões da Concacaf, que está na fase quartas de final, e vale vaga no Campeonato Mundial de Clubes da Fifa. Os rivais dos clubes mexicanos, são Los Angeles Galaxy, Sporting Kansas City e San Jose Earthquakes, respectivamente.

Nestes seis meses finais do Campeonato Mexicano também será definido o rebaixado para a segunda divisão. No país, cai o último colocado em uma tabela que leva em conta a média de pontos nas últimas três temporadas. Atualmente, a posição é ocupada pelo Atlante. Atlas, Jaguares e Puebla seguem ameaçados.

Em se tratando de brasileiros, a principal novidade foi a contratação do zagueiro Victor Ramos, ex-Vitória, pelo Monterrey. Já o meia naturalizado mexicano Leandro Augusto, trocou o Puebla pelo Pumas.

A primeira rodada do Torneio Apertura do Campeonato Mexicano será aberta nesta sexta-feira, com os duelos entre Morelia e Querétaro, e Santos Laguna e Chivas Guadalajara.

None

Programação da primeira rodada do Torneio Apertura do Campeonato Mexicano.

None

Sexta-feira.

Morelia – Querétaro.

Santos Laguna – Chivas Guadalajara.

Sábado.

América – Tigres.

Pachuca – Toluca.

Monterrey – Cruz Azul.

Jaguares – Veracruz.

Atlas – Tijuana.

Domingo.

Pumas – Puebla.

Atlante – León. EFE