Três anos da Independência Corintiana: relembre título da Libertadores 2012

  • Por Jovem Pan
  • 04/07/2015 13h50
O capitão Alessandro ergue o troféu da Copa Libertadores de 2012

Há exatos três anos, no dia 4 de julho de 2012, o Corinthians conquistava a Taça Libertadores da América pela primeira vez em sua história. Ocorrida na mesma data da Independência dos Estados Unidos, a conquista ficou conhecida como a “Libertação Corintiana” ou “Independência Corintiana”.

Tudo porque o Timão conseguiu se livrar das piadas referentes a sua falta de título do torneio continental. Torcedores do São Paulo, Santos e Palmeiras podiam ostentar o feito, mas os corintianos demoraram 102 anos para entrar nesse clube.

Quando entrou foi de maneira épica: uma conquista invicta com direito a vitória sobre o Boca Juniors, tradicional algoz dos brasileiros, na final. Em 28 de março, em La Bombonera, os argentinos saíram na frente, mas viram o predestinado Romarinho sair do banco de reservas para empatar o primeiro jogo da decisão nos últimos minutos.

Em 4 de julho, a vitória do Corinthians era quase uma certeza, e Emerson Sheik a fez se tornar realidade. Com dois gols sobre um limitado time do Boca, o atacante entrou para a história do alvinegro como o herói daquela final. O primeiro deles aconteceu após passe de calcanhar de Danilo em confusão na área aos sete minutos do segundo tempo.

Aos 26 minutos, Schiavi errou feio e deu um passe de graça para Sheik no meio de campo. O camisa 11 avançou em velocidade e tocou na saída do goleiro Sosa. Assista abaixo aos gols da final.

Agora, veja um vídeo comemorativo postado no perfil oficial do Corinthians no Instagram. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.