Vencedor nos campos, Barcelona escolhe novo presidente; conheça os candidatos

  • Por Jovem Pan
  • 17/07/2015 16h43
Joana Burges/FC Barcelona Freixa

Depois de uma temporada perfeita, em que conquistou o Campeonato espanhol, a Copa do Rei e a Liga dos Campeões da Europa, o Barcelona vive a expectativa de outra disputa. Neste sábado (17), quatro candidatos disputarão a presidência do clube em meio a um momento conturbado nos bastidores, com o atual presidente (e também candidato) Josep Maria Bartomeu envolvido em acusações de crime fiscal na compra de Neymar.

O evento é importante não só para os torcedores do time catalão, mas para os fãs de futebol como um todo, uma vez que o Barça tem tido grande influência sobre todo o esporte com seu sucesso recente, seja dentro ou fora de campo. Confira um breve perfil dos quatro dirigentes que tentarão chegar à presidência do clube mais vitorioso do mundo nos últimos anos.

Josep Maria Bartomeu: atual dono do cargo, já exerceu diversas funções na direção do Barcelona. A última delas, antes de assumir a presidência, foi de vice-presidente na gestão de Sandro Rosell até o momento em que este renunciou ao cargo. Por conta de sua atuação na contratação de Neymar em 2013, é investigado, assim como Rosell, pela Justiça espanhola por supostas manobras de evasão de impostos.

Joan Laporta: foi presidente entre 2003 e 2010, justamente na fase em clube se reergueu no cenário mundial e conquistou diversos títulos. Durante sua gestão, o Barcelona viveu a fase de Ronaldinho Gaúcho e se renovou para, com Messi e Guardiola no comando, iniciar uma nova era de ouro. Agora, tenta voltar à presidência e faz diversas críticas à gestão atual de Bartomeu.

Agustí Benedito: empresário do ramo de vendas de automóveis, tem 51 anos e é formado em direito pela Universidade de Barcelona. Com uma família historicamente ligada ao clube, é o fundador de uma plataforma que defendia uma estrutura de propriedade exclusiva do Barça. Fez parte da Comissão de Esportes e da Comissão Social entre 2003 e 2009, sob a gestão de Joan Laporta, e ficou em segundo lugar nas eleições para presidente de 2010.

Antoni Freixa: com 46 anos de idade, também é formado em direito pela Universidade de Barcelona, é associado do clube há 12 anos e foi jogador de futebol amador – e até hoje participa dos campeonatos de funcionários do Barça. Trabalhou na Comissão Disciplinar sob a gestão de Laporta e foi porta-voz sob Sandro Rosell.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.