Voltas, ausências, e os “queimados”: o que esperar da convocação de Dunga

  • Por Jovem Pan
  • 12/08/2015 17h44
O meio de campo da Seleção Brasileira deve ser o mais "mexido" na convocação de Dunga para os amistosos

Nesta quinta-feira (13), o técnico Dunga fará a convocação da Seleção Brasileira para os amistosos contra Estados Unidos e Costa Rica, no começo de setembro. Esta será a última chamada antes do começo das Eliminatórias e a primeira depois do fracasso na Copa América. A expectativa é que a lista seja diferente daquela montada pelo treinador para disputar o torneio continental. Quem vai ficar de fora? Quem vai ter uma chance? E quem merece ser convocado? O Jovem Pan Online fez uma prévia da convocação para tentar esclarecer estas dúvidas.

Jogadores que atuam no Brasil e merecem uma chance

O favorito para ser chamado, entre os que atual no futebol brasileiro, é o meia Lucas Lima. Especulações dão conta de que a CBF já teria entrado em contato com o Santos para avisar sobre sua convocação. Outro nome que pode aparecer é o de Alexandre Pato, que vive boa fase no São Paulo e já tem 18 gols feitos na atual temporada. Se continuar olhando para os times paulistas, Dunga pode pensar em chamar o corintiano Renato Augusto também. No líder Atlético-MG, quem tem merecido uma oportunidade é o volante Rafael Carioca, um dos destaques do Galo no Brasileirão.

Quem se queimou na Copa América

A Seleção teve desempenho ruim na Copa América, mas alguns atletas em especial decepcionaram. Éverton Ribeiro e Diego Tardelli não conseguiram jogar bem e podem ter se complicado, especialmente porque jogam em campeonatos de pouca expressão – o meia está nos Emirados Árabes e o atacate na China – e o ex-cruzeirense ainda perdeu um pênalti na disputa contra o Paraguai (relembre no vídeo abaixo). Já o lateral Gefferson, chamado para substituir Marcelo, deve ficar de fora, até porque a fase do Internacional é péssima.

A ausência certa

O volante Fred, do Shakhtar Donetsk, foi pego em exame antidoping durante a Copa América, e por isso deve ter seu caminho de volta à Seleção Brasileira dificultado, até porque ainda não foi julgado e seu caso não está esclarecido.

Neymar e Oscar de volta?

Apesar de estar suspenso de competições oficiais, Neymar está liberado para disputar amistoso e pode ser convocado por Dunga. O coordenador técnico Gilmar Rinaldi já indicou que a comissão técnica conta com o craque. O que pode atrapalhar é o fato de o atacante ter contraído caxumba e estar fora das primeiras partidas do Barcelona na temporada. Já Oscar, que ficou de fora da Copa América por lesão, deve voltar a ser chamado.

Jogadores da Europa que começaram bem a temporada

A temporada 2015-2016 mal começou na Europa, mas logos nos primeiros jogos oficiais alguns brasileiros já se destacaram. Willian e Oscar marcaram os gols do Chelsea no empate diante do Swansea na primeira rodada do Inglês. Já Philippe Coutinho anotou o golaço da vitória do Liverpool nos últimos minutos e promete brilhar mais uma vez pelos Reds. Na Alemanha, Douglas Costa foi o destaque do Bayern de Munique na pré-temporada. Se mantiverem a boa fase na Seleção, os quatro meias podem ajudar a resolver o problema de criatividade do time de Dunga.