Biden anuncia sanções contra Myanmar e exige renúncia de militares
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou a imposição de sanções econômicas a Myanmar. As medidas afetarão membros do governo militar que tomou o poder do país na semana passada. Além disso, o norte-americano exigiu que os militares “devem renunciar ao poder tomado e demonstrar respeito pela vontade do povo, expressada nas eleições de 8 de novembro”. O mandatário disse ainda que os EUA irão identificar alvos prioritários para a aplicação de sanções que as importações serão controladas. Ao todo, pelo menos US$ 1 bilhão que Myanmar guarda nos EUA será congelado para evitar acesso dos generais.
[jp-related-posts ids=”1047027,1046838,1046800″]
Desde o golpe militar no país, ao menos 190 pessoas foram presas, sendo que 19 foram liberadas depois. Na última terça, 9, milhares de cidadãos foram às ruas, desafiando a lei marcial decretada em diversas cidades, para expressar rejeição ao governo do general Min Aung Hlaing, que, na noite de segunda, alegou fraude nas eleições como argumento para justificar a tomada de poder. No pleito em questão, a votação foi vencida pela Liga Nacional para a Democracia, de Aung San Suu Kyi, vencedora do Nobel da Paz, com 83% dos votos.
*Com informações da EFE
Assuntos
continue lendo
Eliseu Caetano
EUA preparam envio de drones de ataque para a América do Sul
A informação foi revelada por uma rede de TV norte-americana, que ouviu seis fontes familiarizadas com o planejamento militar
- Sobreviventes e familiares do ataque do Hamas entram na campanha eleitoral israelense AFP · há 1 hora
- Ato pró-governo no Irã busca recrutamento de voluntários para a guerra contra os EUA Estadão Conteúdo · há 3 horas
- Relatório da ONU indica haver indícios de crimes de guerra dos EUA no Irã AFP · há 14 horas
- Caso Master: Mendonça diz não ter ‘nada a temer’ e que seguirá ‘cumprindo seu dever’ Júlia Mano · há 19 horas