Diretor do ICE defende batidas contra imigrantes ilegais nos EUA
O diretor interino do Serviço de Imigração e Controle Alfandegário dos EUA (ICE, em inglês), Matthew Albence, defendeu, neste domingo (14), as batidas contra imigrantes ilegais que devem começar hoje, sem confirmar se as mesmas já iniciaram, em entrevista ao canal “Fox News”.
“Não falarei especificamente de nada do que está acontecendo do ponto de vista das operações”, indicou Albence.
O responsável migratório, cuja agência é encarregada das deportações de imigrantes, insistiu que o alvo são “indivíduos específicos” sobre os quais pesam ordens de expulsão do país.
“São indivíduos que vieram ilegalmente a este país, tiveram a oportunidade de reivindicar asilo diante de um juiz de imigração e a maioria deles escolheu não optar por isso e não aparecer na primeira audiência migratória”, detalhou Albence.
O diretor interino do ICE lembrou que em fevereiro sua agência mandou cartas a essas pessoas pedindo que se entregassem às autoridades, mas que apenas 3% responderam.
O presidente dos EUA, Donald Trump, confirmou na sexta-feira que o governo iria iniciar neste domingo batidas em nove cidades para deportar “milhares” de imigrantes ilegais do país.
Essas cidades são Nova York, Miami (Flórida), Houston, Los Angeles e San Francisco (Califórnia), Chicago (Illinois), Atlanta (Geórgia), Baltimore (Maryland) e Denver (Colorado).
Nos EUA, há mais de 200 territórios considerados “santuários” de imigrantes, na maioria controlada pelos democratas, que se negam a colaborar com o Governo para deportar aos imigrantes ilegais.
*Com Agência EFE
Assuntos
continue lendo
Mundo
Após reunião com Trump, Xi Jinping deixa EUA com poucos acordos entre os países
O republicano anunciou que voltarão a se encontrar novamente em novembro e dezembro
- Polícia antiterrorista britânica investiga incidente perto de base utilizada pelos EUA AFP · há 48 minutos
- Tempestades deixam mais de 50 mortos no norte da Índia AFP · há 2 horas
- Dois ataques a tiros deixam 27 mortos na África do Sul AFP · há 3 horas
- Venezuela liberta presos políticos após diálogo entre governo e oposição Estadão Conteúdo · há 3 horas