EUA voltaram ‘à ativa’ de enviar astronautas à Lua, diz chefe da Nasa
O administrador da Nasa, Jared Isaacman, afirmou nesta sexta-feira (10) que os Estados Unidos voltaram “à ativa” de “enviar astronautas à Lua e trazê-los de volta em segurança”. Após o pouso da espaçonave Orion, o chefe da agência espacial norte-americana comentou sobre a expedição de 10 dias que sobrevoou o satélite natural.
Em publicação no X (ex-Twitter), Isaacman disse que a Artemis II foi uma “missão de teste” e o primeiro voo tripulado da Orion e do foguete lunar SLS. O administrador da Nasa destacou que a expedição apresentava “riscos reais”, mas que os quatro astronautas envolvidos na expedição “aceitaram” em razão de “tudo o que se poderia aprender” e pelas “empolgantes” viagens futuras à Lua.
“Esses talentosos astronautas inspiraram o mundo e representaram suas agências espaciais e nações como embaixadores da humanidade nas estrelas”, escreveu Isaacmann. O administrador da agência espacial ainda deu parabéns a toda a equipe envolvida na Missão Artemis II.
Retorno à Terra
Após uma viagem de dez dias ao redor da Lua, os quatro astronautas da Missão Artemis II retornaram à Terra nesta sexta-feira. Eles iniciaram a reentrada na atmosfera terrestre por volta das 20h56 e amerissaram às 21h07, na costa da Califórnia, nos Estados Unidos. No momento em que entraram na interface da Terra, eles perderam o contato com a Nasa, entretanto, a comunicação voltou às 21h02.
A velocidade para entrada na Terra foi de aproximadamente 40.000 km/h. A chegada dos tripulantes Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch e Jeremy Hansen de volta ao planeta era considerada uma das etapas mais críticas de toda a jornada. Além de precisão absoluta, a espaçonave Orion e os tripulantes tiveram que enfrentar condições extremas.
continue lendo
Mundo
Trump? Kennedy? Entenda a polêmica envolvendo centro cultural em Washington
O presidente americano informou que irá fechar o local até que seu nome seja colocado na fachada
- EUA dizem que barco foi afundado no Pacífico com suposta ligação ao narcotráfico Estadão Conteúdo · há 7 horas
- Arábia Saudita acusa Houthis de ataque contra Meca e grupo diz ter abatido caça Marcelo Bamonte · há 7 horas
- Helicóptero cai durante cobertura de acidente e deixa três mortos nos EUA Jovem Pan · há 7 horas
- Trump afirma que Kennedy Center será fechado após juiz vetar rebatizá-lo com o nome do republicano AFP · há 16 horas