Módulo espacial israelense não consegue chegar à Lua
O módulo espacial israelense Bereshit, que pretendia aterrissar nesta quinta-feira (11) na Lua, não conseguiu chegar com sucesso ao satélite, após semanas percorrendo o espaço para completar a missão.
O processo de aterrissagem foi abortado às 19h25 GMT (15h25 em Brasília), quando estava previsto que a aeronave chegasse à superfície lunar, de acordo com a transmissão ao vivo que acontecia através de um canal do YouTube aberto pelos organizadores do projeto, a entidade privada SpaceIL e o grupo estatal Indústria Aeroespacial de Israel (IAI). O aparelho pesava 585 quilos, tinha 1,5 metros e custou, aproximadamente, US$ 100 milhões.
Depois de começar a manobra final, às 19h10 GMT (15h10 em Brasília), a aeronave não tripulada iniciou um processo qualificado pelos engenheiros da IAI como “um caminho de não retorno”, mas perdeu o motor principal, se encaminhou para uma queda incontrolada e não conseguiu aterrissar. Os engenheiros da IAI, que controlavam o processo na base em Yehud, região central de Israel, comunicaram, então, que a operação tinha fracassado.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que estava na base aeroespacial, disse que uma nova tentativa será feita. Segundo a equipe, que misturava decepção com felicidade, apesar do resultado final, o fato de a nave chegar tão perto da Lua é uma conquista.
O módulo lunar não tripulado foi colocado em órbita em 22 de fevereiro, na primeira missão de Israel, que também é a primeira viagem espacial da história financiada inteiramente por doações e dedicada a fins educacionais. Caso concluísse, Israel se tornaria o quarto país a conseguir esse feito.
Na hipotética finalização da missão, Bereshit mediria o campo magnético da Lua e enviaria simultaneamente para a base na Terra imagens e vídeos, por estar equipada com câmeras, sensores magnéticos e transmissores.
A nave também tinha uma cápsula do tempo com arquivos digitais do tamanho de uma moeda que incluía uma Torá, desenhos feitos por estudantes israelenses, uma cópia do hino nacional e uma bandeira de Israel, assim como fotos, canções e um livro.
*Com EFE
Assuntos
continue lendo
Mundo
Israel chama críticos de ‘papagaios’ e acusa ONU de parcialidade contra o país
Materiais foram divulgados após líderes presentes em Nova York voltarem a criticar a atuação israelense nos territórios palestinos
- El Niño provocará até 451 mil mortes associadas ao calor; estima-se 13,3 mil no Brasil AFP · há 4 horas
- Harvey Weinstein é condenado a 15 anos de prisão por agressão sexual AFP · há 6 horas
- Em discurso na Assembleia Geral, Milei chama ONU de ‘organização inútil’ AFP · há 8 horas
- Na ONU, presidente do Irã chama EUA de terroristas e diz que país não ‘se ajoelhará’ AFP · há 8 horas