Papa pede atenção para detectar novos focos de totalitarismo
O papa Francisco fez alerta neste domingo (23) para que se possa detectar a tempo qualquer aumento das ideologias totalitárias, no discurso durante a oração do Ângelus que pronunciou após a missa que celebrou na cidade de Kaunas, na Lituânia.
Francisco chegou no sábado ao país para seu percurso pelos países Bálticos e quis lembrar, nos discursos, os anos difíceis da ocupação soviética, mas também o período da invasão nazista.
No parque Santakos de Kaunas, após rezar uma missa para cerca de 100 mil pessoas, segundo a Igreja local, Francisco falou de quem quer “submeter os mais frágeis, usar a força em qualquer de suas formas: impor um modo de pensar, uma ideologia, um discurso dominante, usar a violência ou repressão para oprimir”.
“Há 75 anos, esta nação presenciava a destruição definitiva do Gueto de Vilnia; assim culminava o aniquilamento de milhares de judeus que já tinha começado dois anos antes”, lembrou Francisco.
Ele pediu para se lembrar “daqueles tempos e pedir ao Senhor que dê o dom do discernimento a todos para detectar a tempo qualquer aumento dessa atitude perniciosa, qualquer ar que enfraqueça o coração das gerações que não viveram aquilo”.
Na Lituânia, o único país com maioria católica (cerca de 80% da população) dos Bálticos, o pontífice lembrou uma “tentação sobre a que todos devem vigiar com insistência: o desejo de supremacia, de se sobressair aos demais”.
“Quantas vezes aconteceu que um povo acredite ser superior, com mais direitos adquiridos, com mais privilégios a preservar ou conquistar?”, perguntou o papa.
Francisco se despediu pedindo para que se trabalhe para dar “a atenção delicada aos excluídos, às minorias, para que se afaste das culturas a possibilidade de aniquilar o outro, de colocar ele de lado, de continuar descartando quem nos incomoda e ameaça nossas comodidades”.
*Com informações da Agência EFE.
continue lendo
Mundo
Entenda o acordo que garante participação dos EUA em reservas de petróleo da Venezuela
Delcy Rodríguez, presidente da Venezuela, confirmou o anúncio da Casa Branca
- Gaza pode deixar de existir para sempre, diz chefe do Conselho da Paz de Trump Estadão Conteúdo · há 11 horas
- Mortos no desastre entre Nepal e China passa dos 620 Jovem Pan · há 15 horas
- Ataque russo na região de Kiev deixa ao menos 37 mortos Jovem Pan · há 17 horas
- Trump anuncia que fechou com a Venezuela o ‘maior acordo petrolífero da história do mundo’ Jovem Pan · há 1 dia