Presidente do Líbano pede ‘todo esforço possível’ para que país continue fora de conflito
O presidente do Líbano, Joseph Aoun, pediu nesta segunda-feira (16) que sejam feitos “todos os esforços possíveis” para que o país fique à margem da escalada de violência entre Israel e Irã, que já dura quatro dias consecutivos sem qualquer intervenção do grupo xiita libanês Hezbollah, aliado de Teerã. Durante uma reunião do gabinete de ministros realizada nesta segunda-feira no Palácio Presidencial, Aoun destacou “a necessidade de fazer todo o esforço possível para manter o Líbano longe de conflitos que nada têm a ver com ele”, de acordo com um comunicado emitido ao final da reunião.
Na noite da quinta-feira passada, Israel iniciou uma onda de bombardeios contra diferentes alvos militares, instalações nucleares, altos comandos e cientistas do Irã, que tem respondido com dezenas de mísseis e drones lançados contra o território israelense, incluindo Tel Aviv e cidades estratégicas como Haifa. Embora os rebeldes houthis do Iêmen tenham realizado alguns ataques em favor de Teerã, seu aliado Hezbollah manteve-se à margem, depois que seus ataques contra Israel em apoio a Gaza deram origem, no ano passado, a um conflito que dizimou fortemente sua capacidade militar.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Nesse contexto, Aoun lamentou a situação crítica que a região vive desde a semana passada, ao mesmo tempo em que enalteceu compromisso de “todos os atores libaneses” com a manutenção da estabilidade, especialmente diante da iminência da temporada de verão e seu potencial econômico. Por sua vez, o primeiro-ministro libanês, Nawaf Salam, também apontou durante a reunião do gabinete que é necessário continuar trabalhando para evitar que o Líbano “seja arrastado ou se veja envolvido de alguma forma na guerra regional em curso”, segundo a libanesa “Agência Nacional de Notícias”.
*Com informações da EFE
[jp-related-posts ids=”1992969,1992754″]
continue lendo
Brasil
PF mira suposto esquema que enviava brasileiras a Israel para prostituição
Operação Dirty Dancing prendeu uma pessoa e congelou valores até R$ 10 milhões
- Após renúncia de Peña, Câmara rejeita impeachment do vice-presidente no Paraguai Estadão Conteúdo · há 1 hora
- Quem governa o Paraguai depois da renúncia do presidente? Jovem Pan* · há 3 horas
- Quem é Santiago Peña, presidente do Paraguai, que renunciou após crise bancária Jovem Pan* · há 5 horas
- Após crise bancária, Santiago Peña renuncia ao cargo de presidente do Paraguai Jovem Pan · há 6 horas