Protestos no Iraque têm 13 manifestantes mortos a tiros
Pelo menos 13 pessoas morreram e outras 75 ficaram feridas, nesta quinta-feira (27), em confrontos entre manifestantes e forças de segurança no sul do Iraque. De acordo com médicos e policiais locais, as 13 vítimas foram mortas a tiros.
Segundo as autoridades, o incidente ocorreu quando as forças de segurança iraquianas avançaram para reconquistar duas pontes na cidade de Nassíria, na vanguarda da revolta contra o poder no sul do país. Mais de 50 manifestantes, que tinham bloqueado aquelas pontes, como parte de um amplo movimento de desobediência civil, ficaram feridos, alguns dos quais com gravidade.
A operação das forças de segurança teve início no dia seguinte à nomeação de um novo comandante militar na província para “impor a segurança e restaurar a ordem”, segundo um comunicado oficial.
Em dois meses, manifestações e violências causaram mais de 360 mortos e 15 mil feridos, segundo fontes médicas e policiais. O governo deixou de apresentar balanços oficiais.
Consulado do Irã é atacado
Na noite desta quarta-feira (27), centenas de manifestantes incendiaram o consulado do Irã na cidade de Najaf, num dia em que a violência no Iraque causou pelo menos seis mortos. Numa reação ao ataque, o Irã condenou, através do porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano Abbas Mousavi, o ataque e “exigiu uma ação decisiva, eficaz e responsável contra os agentes de destruição e os agressores” contra o consulado em Najaf, no sul do Iraque.
Hoje, as ruas de Najaf amanheceram relativamente desertas, na sequência de um novo toque de recolher obrigatório decretado pelas autoridades iraquianas.
A contestação nas ruas, de um dos países mais ricos em petróleo do mundo, começou no dia 1º de outubro, com dezenas de milhares de iraquianos pedindo a revisão do sistema político e a renovação total da classe política dominante, que acusam de corrupção.
*Com informações da Agência Brasil
continue lendo
Mundo
Açougueiro é condenado no Iraque por vender carne de porco em cidade sagrada
Homem foi preso com 75 quilos de carne de porco que vendia como carne bovina em Najaf, um dos santuários mais venerados do mundo.
- Argentina amplia denúncias de atividades petrolíferas ilegais próximo das Malvinas Europa Press · há 1 hora
- Trump diz ser ‘horrível’ decisão da Corte de rejeitar restrição sobre voto por correio AFP · há 1 hora
- Turquia prende dezenas de manifestantes que protestavam contra a repressão LGBTQIA+ AFP · há 2 horas
- Bruxelas diz que ‘prioridade’ é repatriar ao Marrocos migrantes ilegais do país em Ceuta Europa Press · há 2 horas