Sobe para 15 o número de mortos desde o início dos protestos no Chile
Subiu para 15 o número de mortos no Chile desde o início da onda de protestos, na última quinta-feira (17). De acordo com o subsecretário do Interior do país, Rodrigo Ubilla, dessas mortes, 11 foram registradas na Região Metropolitana, que inclui a capital, Santiago.
Em declaração, nesta terça-feira (22), Ubilla detalhou que todas as mortes contabilizadas ocorreram em um contexto de “incêndios e saques, principalmente de estabelecimentos comerciais”.
Entenda
As manifestações tiveram início após um aumento no preço da passagem do metrô na quinta-feira (17), medida que foi revogada no sábado (19) pelo presidente do país, Sebastián Piñera. Manifestantes reclamam também da desigualdade social, e dos altos preços de serviços de saúde e educação e dos baixos salários.
Sem conseguir cessar os protestos, ele chegou a decretar toque de recolher em algumas cidades, na tentativa de impedir novos atos, mas as manifestações continuaram nesta segunda-feira (21) pelo quarto dia seguido. Não havia toque de recolher no Chile há mais de 30 anos, desde a ditadura de Augusto Pinochet.
No domingo (20), Piñera contra um inimigo poderoso, que está disposto a usar a violência sem nenhum limite. Eles estão em guerra contra todos os chilenos que querem viver em democracia”. No dia seguinte, no entanto, que “não está em guerra com ninguém”.
O senador de oposição, Ricardo Lagos Weber, também se manifestou contra a afirmação do presidente. “Presidente Sebastián Piñera, não assuste os cidadãos! Não estamos em guerra. Enfrentamos uma crise política, mal conduzida pelo Governo, cujo tema de fundo é a desigualdade. Essas declarações não ajudam a criar um clima de entendimento”, disse.
*Com informações da Agência EFE e Brasil
continue lendo
Mundo
Presidente do Chile defende democracia e diz que irá à posse de Lula
As declarações ocorreram logo após Kast ser recebido pelo Papa Leão XIV no Vaticano
- Conheça James Talarico, evangélico que derrotou nome de Trump no Texas Agência Brasil · há 1 hora
- JD Vance diz que guerra no Irã provocou a derrota eleitoral republicana AFP · há 2 horas
- Mulher trans vence deputado republicano e conquista eleição inédita no Alabama Marcelo Bamonte · há 5 horas
- Com previsão de queda nesta quarta, satélite da Nasa pode passar pela América do Sul Jovem Pan · há 7 horas