Venezuela oficializa novo salário mínimo 35 vezes superior ao anterior
O governo da Venezuela oficializou nesta segunda-feira a entrada em vigor do salário mínimo de 1.800 bolívares (US$ 30), decretado pelo presidente Nicolás Maduro, 35 vezes superior ao anterior, o que gerou polêmica, uma vez que muitos comerciantes asseguram que, se aplicá-lo, irão à falência.
A oficialização do decreto estabelece que o montante a ser pago é “obrigatório em todo o território nacional” para trabalhadores públicos e privados.
Além disso, o documento indica que o valor do bônus de alimentação, um benefício que não gera passivos trabalhistas, fica fixado em 10% do total do salário mínimo, equivalente a 180 bolívares (US$ 2,94).
O governo de Nicolás Maduro iniciou no último dia 20 de agosto o chamado “plano de recuperação econômica” com a entrada em vigor de um novo cone monetário que subtrai cinco zeros da moeda, o bolívar, que também recebeu uma nova denominação, “soberano”.
Outras ações incluem o aumento salarial, a fixação de preços aos alimentos da cesta básica, a desvalorização em 95,8% da moeda, o aumento considerável dos impostos e das tarifas de transporte, além do preço da gasolina, entre outras medidas.
Assuntos
continue lendo
Mundo
Caso Nvidia: o que se sabe sobre o escândalo de espionagem
Diretor-executivo, Jensen Huang, cuja empresa impulsiona o crescimento da inteligência artificial (IA), admitiu ter tido um caso extraconjugal com uma empresária chinesa
- Trump diz que 'estava brincando' quando ofereceu cargo na Casa Branca ao CEO do UFC Jovem Pan* · há 7 horas
- Papa se reúne na Argentina com vítimas de abusos sexuais por parte do clero AFP · há 9 horas
- COP31 começa com divergências sobre financiamento climático e apelo da ONU AFP · há 10 horas
- Novo presidente do Paraguai pede a renúncia de todos os seus ministros AFP · há 11 horas