Abbas se reunirá com Obama em março para acelerar processo de paz com Israel

  • Por Agencia EFE
  • 24/02/2014 17h23

Jerusalém, 24 fev (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, recebeu um convite para se reunir com seu colega americano, Barack Obama, durante o mês de março, informaram à Agência Efe responsáveis palestinos.

As fontes não ofereceram detalhes sobre a viagem, que faz parte do processo de diálogo iniciado em julho pelo secretário de Estado americano, John Kerry.

Com o mesmo motivo, está previsto que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, viaje na próxima semana a Washington para conversar com Obama sobre este e outros assuntos, como o programa nuclear iraniano.

Abbas se reuniu na semana passada com Kerry em Paris, onde voltou a transmitir seu desejo de que o acordo entre israelenses e palestinos seja uma garantia de que todos os assuntos em disputa serão tratados durante a negociação final, sob o prisma da solução dos dois Estados.

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP) mostrou até o momento certa flexibilidade em assuntos espinhosos, como o retorno dos refugiados, e rigidez absoluta em outros como o status de Jerusalém e o reconhecimento da natureza judia do Estado de Israel, que é exigido pela parte israelense.

Os contatos ao máximo nível aceleraram à medida que que se aproxima o final do mês de abril, prazo que foi dado pelas partes para fechar o acordo.

Desde o início, Kerry expressou seu compromisso com o processo através de vários viagens à região, onde manteve reuniões com israelenses, palestinos e jordanianos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.