Acaba sem acordo reunião do Exército tailandês com partes em confronto

  • Por Agencia EFE
  • 21/05/2014 08h34

Bangcoc, 21 mai (EFE).- A reunião do chefe do Exército da Tailândia, Prayuth Chan-Ocha, com representantes dos partidos governante e principal da oposição, os manifestantes antigovernamentais e os pró-governo, a Comissão Eleitoral e o Senado, concluiu sem acordo.

Os participantes voltarão a se reunir amanhã no mesmo local, o Clube do Exército, em Bangcoc.

Os antigovernamentais participaram com uma equipe de quatro pessoas dirigidas por seu líder, Suthep Thaugsuban, vice-primeiro-ministro do Partido Democrata entre 2008 e 2011.

Os pró-governo, agrupados na Frente Unida para a Democracia e contra a Ditadura, também conhecidos como os “camisas vermelhas”, enviaram seu chefe, Jatuporn Promphan, e mais quatro dirigentes.

O partido governante Puea Thai (Dos tailandeses), foi com cinco políticos, e o opositor Partido Democrata se apresentou com um número igual, liderado pelo ex-primeiro-ministro Abhisit Vejjajiva.

Completaram a convocação os presidentes da Comissão Eleitoral, Supachai Somcharoen, e o Senado, Surachai Liangboonlertchai.

Um forte esquema de segurança protegeu o recinto das conversas que foram realizadas a portas fechadas.

Após oito meses de manifestações em Bangcoc e outras cidades que causaram 28 mortos e mais de 800 feridos, o chefe do Exército tailandês declarou na terça-feira a lei marcial para garantir “a paz e a ordem”, evitar que a violência exploda entre as mobilizações pró-governo e antigovernamentais e propiciar uma saída para a crise. EFE

zm/ma

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.