Acesso ao seguro-desemprego deve ser normalizado na próxima semana
O governo federal diz que vai resolver o problema que tem impedido a liberação do seguro-desemprego de trabalhadores em todo o país até a próxima quarta-feira (22). Desde a segunda quinzena de dezembro, o saque imediato das contas do FGTS tem atrasado o pagamento do benefício.
A falha afetou todos os demitidos sem justa causa.
A questão é que, quando o trabalhador pede o seguro-desemprego, o sistema deveria informar que o registro mais recente em no extrato foi o da demissão sem justa causa — que dá o direito ao benefício temporário.
Com o saque do FGTS, em muitos casos, a informação que aparecia era a de retirada — o que o sistema entendia como pendência, barrando a liberação. A Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia ainda não sabe quantos trabalhadores tiveram o pedido negado por esse motivo.
O fato é que negativa resultava na necessidade de apresentação de um recurso administrativo. Quem não recorreu, no entanto, não precisa se preocupar. Segundo o governo federal, a liberação será automática para aqueles cuja negativa se deu apenas por conta da movimentação da conta do FGTS.
A expectativa é que todos os trabalhadores que tiveram o acesso ao benefício dificultado tenham os pedidos reprocessados e liberados até a próxima quarta. Ainda segundo o governo, os novos pedidos que forem realizados a partir de segunda-feira (20) passarão a ser liberados automaticamente.
É possível consultar o andamento da solicitação do seguro-desemprego no site ou no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.
*Com informações do repórter Antônio Maldonado
continue lendo
Notícias
Da autocobrança ao esgotamento: como a busca pelo alto desempenho afeta o corpo e a mente
Especialistas analisam os efeitos da pressão por produtividade, a transformação do lazer em obrigação e o hábito de adiar o sono para ter algumas horas de tempo livre
- A sua marca não é mais sua Gustavo Hansel · há 6 dias
- Tarcísio diz que áudios de Flávio a Vorcaro não impactam relação com senador Jovem Pan · há 7 dias
- PF divulga parecer sobre acidente Voepass e indicia 16 pessoas Fernando Keller* · há 2 semanas
- Netanyahu diz que Israel discorda do plano dos EUA para Gaza AFP · há 2 semanas