Aposentados e pensionistas do INSS têm até dia 30 deste mês para comprovação de vida
Aposentados e pensionistas do INSS tem até o dia 30 de dezembro deste ano para fazer a comprovação de vida e a renovação de senha.
Falando ao repórter JOVEM PAN, Daniel Lian, o diretor adjunto de operações da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Valter Faria, falou da importância do recadastramento e como ele pode ser feito.
A prova de vida é uma forma para que o beneficiário do INSS prove ao governo que ele está vivo e faz jus ao benefício que ele recebe. Está previsto em lei e deve ser cumprido pelo beneficiário. Caso não seja cumprido, o beneficiário terá seu benefício bloqueado no ano que vem e só poderá te-lo novamente depois de fazer sua prova de vida.
Para fazer a prova de vida e renovar a senha, o beneficiário tem que comparecer a agência bancária onde recebe seus benefícios, munidos de documentos originais com foto, para aí sim realizar a prova de vida. Correntistas podem fazer através dos canais eletrônicos do banco.
Pessoas com dificuldade de locomoção já constituíram um procurador, que deve estar regularmente cadastrado no INSS e podem fazer a prova de vida no lugar do beneficiário.
Vale lembrar que o atendimento para idosos é prioritário, como em toda agência bancária. Algumas agências chegam a abrir mais cedo para atendimento.
Valter Faria alerta para que os beneficiários não deixem para o último dia e antecipem sua ida às agências bancárias para fazer sua prova de vida.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.