Aposentados e pensionistas do INSS têm até dia 30 deste mês para comprovação de vida

  • Por Jovem Pan
  • 09/12/2014 15h08
BRASÍLIA,DF,29.10.2014:STF-DESAPOSENTAÇÃO - O Supremo Tribunal Federal (STF) deve retomar hoje (29) o julgamento sobre a possibilidade de o aposentado pedir a revisão do benefício por ter voltado a trabalhar e a contribuir para a Previdência Social. A mudança é conhecida como desaposentação. O julgamento foi interrompido no início deste mês após o voto do ministro Luis Roberto Barroso, relator dos processos que tratam do assunto. Faltam os votos de nove ministros. (Foto: Charles Sholl/Futura Press/Folhapress)Previdência Social

Aposentados e pensionistas do INSS tem até o dia 30 de dezembro deste ano para fazer a comprovação de vida e a renovação de senha.

Falando ao repórter JOVEM PAN, Daniel Lian, o diretor adjunto de operações da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Valter Faria, falou da importância do recadastramento e como ele pode ser feito.

A prova de vida é uma forma para que o beneficiário do INSS prove ao governo que ele está vivo e faz jus ao benefício que ele recebe. Está previsto em lei e deve ser cumprido pelo beneficiário. Caso não seja cumprido, o beneficiário terá seu benefício bloqueado no ano que vem e só poderá te-lo novamente depois de fazer sua prova de vida.

Para fazer a prova de vida e renovar a senha, o beneficiário tem que comparecer a agência bancária onde recebe seus benefícios, munidos de documentos originais com foto, para aí sim realizar a prova de vida. Correntistas podem fazer através dos canais eletrônicos do banco.

Pessoas com dificuldade de locomoção já constituíram um procurador, que deve estar regularmente cadastrado no INSS e podem fazer a prova de vida no lugar do beneficiário.

Vale lembrar que o atendimento para idosos é prioritário, como em toda agência bancária. Algumas agências chegam a abrir mais cedo para atendimento.

Valter Faria alerta para que os beneficiários não deixem para o último dia e antecipem sua ida às agências bancárias para fazer sua prova de vida.